Profissional dá dicas importantes de conservação e higienização
Que os benefícios das frutas são inúmeros, isso, provavelmente, você já saiba. Além de ricas em vitaminas, minerais e fibras alimentares, que são nutrientes extremamente importantes para o funcionamento do organismo, muitas delas são repletas de antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres, que são os responsáveis pelo desenvolvimento de muitas doenças e também pelo envelhecimento precoce das células.
Agora, além do consumo, é importante saber como mantê-las em condições ideais. Pensando nisso, Carlos Ribeiro, diretor da Snack Frutas, especializada no delivery de frutas frescas para empresas, separou algumas recomendações sobre higienização e que podem ajudar a prolongar o tempo de consumo. Confira!
1- Armazená-las já higienizadas pode ser uma vantagem para quem tem o dia a dia mais corrido. Nesses casos, a dica é remover as partes deterioradas e imergir as frutas em solução clorada por 10 a 15 minutos, seguida de uma lavagem em água corrente.
2- É primordial que, ao colocar na geladeira, elas estejam todas secas, pois a umidade faz com que amadureçam muito mais rápido.
3- Estando os hortifrútis totalmente secos (e essa dica vale também para verduras e legumes) é possível, então, acondicioná-los em sacos plásticos ou recipientes com tampas.
4- As únicas frutas que entram numa lista de exceção são as maçãs e pêras, que, para se manterem mais frescas, podem dispor de um pouco de umidade. O recomendado, depois de borrifar água, é guardar com um guardanapo branco sobre elas.
5- As maçãs e pêras também devem ser armazenadas separadamente, pois liberam gás etileno, substância que favorece o amadurecimento dos alimentos mais próximos.
6- Famosas pelos benefícios ao coração, já que reduzem a coagulação sanguínea, as uvas requerem certos cuidados especiais na hora de ser armazenadas. A dica aqui é cortar os cachos em tamanhos menores para favorecer a circulação de ar entre elas e deixá-las secar bem, para evitar, assim, o aparecimento de bolores.
7- Qualquer alimento ao ser congelado sofre alterações sensoriais, como do paladar e odor. Por isso, o ideal é que as frutas sejam consumidas in natura, a não ser que tenham como finalidade se transformar em geleias, sucos ou vitaminas. Nesses casos, maracujá, acerola e morango, por exemplo, são as que melhor preservam as propriedades.
8- A banana é a única fruta que não pode ser refrigerada e, para retardar o amadurecimento, é possível enrolar o cabinho com papel alumínio/papel filme ou mantê-las dentro de sacos de papel pardo.