MITOS E VERDADES SOBRE PRATICAR EXERCÍCIOS NA ACADEMIA

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Foto: (Imagem/ Ilustrativa- Shutterstock.com)

Profissional esclarece dúvidas mais comuns para quem faz academia

Quando o assunto é treinar, existem diversos mitos e verdades sobre o assunto. Certamente, se você costuma praticar exercícios físicos, já conhece algumas dúvidas sempre frequentes. Qual o tempo é ideal para treinar? Depois da academia dá mais fome? O que comer? Qual treino emagrece mais? Esses são apenas alguns dos questionamentos mais comuns sobre o assunto.

Bom, como estamos falando de saúde, é importante que você saiba exatamente o que é melhor para o seu organismo, justamente para que não se exponha a nenhum tipo de hábito que possa ser perigoso. Pensando nisso, Michel Gaido Garcia profissional de educação física da Rede Just Fit de Academias, separou alguns exemplos de mitos e verdades para esclarecer, veja os tópicos!

Treinar dá mais fome?

Verdade! Isso acontece porque o gasto de energia proporcionado pelo esforço físico dá sensação de que devemos repor o que foi utilizado. Daí é importante a alimentação equilibrada aliada aos exercícios.

Em menos que 30 minutos, o organismo nem começa a queimar calorias?

Em partes. Toda atividade física utiliza como combustível algum consumo energético. Nos exercícios aeróbios moderados, podemos entender que as gordurinhas indesejadas serão combustível, a partir dos 30 minutos de exercício contínuo, através da ativação de cascatas hormonais. Mas, a ciência já nos mostra que exercícios intervalados de alta intensidade e curta duração, conseguem queimar calorias da mesma forma ou melhor que acima dos 30 minutos contínuos.

O horário do treino interfere?

Mito. Mas, o relógio biológico de cada um pode interferir nos resultados sim. É preciso entender o seu próprio organismo.

Pouco peso e muita repetição ajuda a emagrecer e o contrário faz ganhar peso?  

Mito. Musculação auxilia na aceleração do metabolismo de uma forma geral. Aliada aos treinamentos aeróbios, como a corrida por exemplo, convergem para um gasto energético que propicia o emagrecimento. Já a carga, é uma variável de intensidade que pode ajudar no ganho de massa muscular.

Carboidrato antes e proteína depois?

Essa não é uma regra. Mas, de modo geral, na musculação o organismo precisa de energia, nestes casos é importante a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico antes de ir para academia. Vale sempre lembrar que uma Nutricionista é a melhor profissional para qualificar a ingestão.

Excesso de carga pode causar lesão?  

Verdade. O aumento da quantidade de pesos na musculação, sem o acompanhamento de profissional, pode levar à execução incorreta e possível lesão. As evoluções da carga devem ser gradativas e combinar com o volume de exercícios. Todo treino precisa ser bem orientado.

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