Por: Wandy Ribeiro
Saiba o que especialistas recomendam para quem deseja dormir melhor
No último ano, a Associação Brasileira do Sono fez um alerta que, cerca de, 36,5% dos brasileiros, têm problemas na hora de dormir. Ou seja, algo equivalente a 73 milhões de pessoas no Brasil, não conseguem ter uma noite de sono tranquila e revigorante.
Mas afinal, o que leva uma pessoa a ter insônia, segundo o livro “Você é a Cura”, dos autores Deepak Chopra, membro da American College of Physicians, e Rudolph E. Tanzi, diretor da unidade de pesquisa em genética e envelhecimento do Massachusetts General Hospital, os fatores são diversos. Entre eles, estão: simplesmente uma rotina desregrada, doenças crônicas, obesidade, ansiedade e depressão, podem ser apenas alguns deles.
Pensando nisso, a publicação separou algumas dicas especiais, para você saiba de que forma pode ter uma noite de sono melhor. Pois, segundo os autores, dormir de sete a oito horas por noite faz com que o cérebro se livre de resíduos do dia anterior, consolida a memória mais recente em me memórias de longo prazo, reforça a imunidade, renova as células, entre outros tantos benefícios. Confira:
- Deixe o quarto o mais escuro possível, usando cortinas ou uma máscara de dormir.
- Deixe o quarto o mais silencioso possível.
- Se você partilha a cama com alguém que ronca, use tampão nos ouvidos.
- Não use a cama para trabalhar.
- Não envie mensagens de celular na cama.
- Mantenha o quarto fresco.
- Pare de assistir tevê pelo menos uma hora antes de se deitar.
- Deixe a tevê em outro cômodo que não o quarto.
- O quarto deve ser o mais suave possível para os sentidos, nas cores e aromas – ele deve ser o cômodo que você associa com relaxamento.
- Compre um colchão confortável, com bom apoio para as costas – para muitas pessoas, quanto mais firme for, melhor.
- Use um travesseiro hipoalergênico.
- Lave a roupa de cama com frequência.