Apesar da prática ser simples, é nisso em que nos perdemos
Por: Letícia Ferreira Foto: Shutterstock.com
A meditação é grande aliada do bem-estar, equilíbrio e saúde. Entre os seus benefícios podemos citar três: melhora a concentração, diminui o estresse e traz mais disposição para o dia a dia. Mas todo mundo sabe como meditar?
Apesar da prática ser simples, é nisso em que nos perdemos. Na posição, postura adequada ou, no mais difícil, em como esvaziar a mente dentre tantos problemas ao redor.
Existem diversas técnicas para meditar e alcançar o objetivo de deixar a mente quieta, sob controle, calma e organizada, e o professor de Yoga da Competition, Wladmir Pimentel, separou quatro passos, simples, para quem quer começar a praticar:
1- Posição confortável – Ao acordar, sente-se com as pernas cruzadas numa posição estável e confortável. As mãos descansam sobre as pernas, joelhos ou pés (de acordo com a posição em que você estiver). Mantenha as costas retas, os ombros e músculos da face relaxados.
2- Observe sua respiração – Comece a observar a sua respiração e, aos poucos, respire de forma lenta e suave, sempre pelo nariz, para poder soltar o ar de forma controlada.
3- Não desvie a atenção – Cada vez que você perceber que sua mente foi tomada por algum pensamento, a dica é deixar esse pensamento para depois e voltar a observar a sua respiração.
4- Mantenha o foco – Se precisar, conte a respiração em 4 segundos e mantenha a mente focada no ponto entre as sobrancelhas.
Dica importante: Para sentir os benefícios da meditação em sua vida, faça com que a prática se torne rotineira. Repita o exercício todas as manhãs durante 15 ou 20 minutos, aumentando esse tempo aos poucos. Você irá perceber que terá muito mais saúde e energia.