café e pé de moleque

Uma sobremesa diferente e deliciosa

Por: Redação      Foto: Divulgação

Para os amantes de café, a novidade de combinação fará muito sucesso! O brownie de café e pé de moleque é uma delícia e oferece o melhor dos três itens: maciez do brownie, sabor de pé de moleque e o aroma (e sabor) do café.

Essa versão do Brownie sugerida pela Melitta, mistura texturas e sabores, resultando em uma opção de sobremesa diferente. A receita rende bem e é uma delícia! Veja abaixo como fazê-la.

Ingredientes

2 xícaras (400 ml) de café Melitta Tradicional

3 xícaras (600 ml) de água morna

200 g de manteiga sem sal

Papel-manteiga

2 xícaras (400 ml) de farinha de trigo

3 ½ xícaras (700 ml) de açúcar

2 colheres de sopa (20 g) de chocolate em pó

2 colheres de chá (6 g) de fermento químico em pó

4 xícaras (500 g) de amendoim torrado, sem pele

1 colher de chá (5 g) de sal

1 xícara (200 g) de creme de leite culinário ou creme de leite fresco

Modo de preparo

Comece preparando o extrato de café para as duas receitas (brownie e cobertura), misturando o café em pó e a água morna em um recipiente fundo. Deixe repousar por pelo menos uma hora. Então, mexa novamente e passe pelo filtro Melitta, até obter ao menos 350 ml.

Use ½ colher de sopa (10 g) de manteiga para untar uma assadeira média (de aproximadamente 34 cm x 24 cm x 3 cm), forre com papel-manteiga, e unte o papel também.

Prepare o brownie misturando a farinha, 2 xícaras (400 ml) de açúcar, o chocolate, o fermento, 170 g de manteiga e 1 xícara (200 ml) do extrato de café. Misture até ficar bem homogêneo. Por último, triture 1 xícara (150 g) do amendoim e misture na massa. Despeje sobre a assadeira forrada com papel-manteiga.

Asse em forno a 150oC por 25 a 30 minutos. Retire do forno, desenforme sobre uma superfície seca e retire o papel-manteiga com cuidado.

Em uma frigideira funda, em fogo baixo, derreta 1 colher de sopa (20 g) de manteiga com 1 ½ xícara (300 ml) de açúcar e o sal, mexendo até formar um caramelo dourado. Retire a frigideira do fogo e adicione o creme de leite e ¾ de xícara (150 ml) do extrato de café, misturando com muito cuidado, pois a temperatura do caramelo fará a mistura borbulhar. Volte ao fogo, mexendo constantemente até dissolver o caramelo. Desligue o fogo e misture o amendoim.

Espalhe a cobertura sobre o brownie, corte em 12 pedaços e sirva.

Tempo de preparo: 1h 30 min

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here