A nutricionista Cintya Bassi, listou dez alimentos

A nutricionista Cintya Bassi dá dicas de como ter uma boa alimentação para começar a eliminar a sua celulite

Fotos Shutterstock.com (por Anetlanda)

Para quem não sabe, a celulite é uma lesão inflamatória nos tecidos adiposos e subcutâneos que atinge até 85% das mulheres com mais de 20 anos. Para entrar no combate a celulite, é preciso começar a ajustar a sua alimentação, com nutrientes que ajudam no ataque à inflamação dos tecidos e na recomposição da pele, como colágeno, flavonoides, zinco, fibras, vitamina C e B12.

Mas não esqueça! Também é necessário se privar de algumas “comidinhas nada nutritivas”, como doces, refrigerantes, salgadinhos, gorduras em geral e carboidratos, especialmente os simples. Sendo assim, a melhor opção é fazer um detox e aderir a um cardápio capaz de desintoxicar, desinflamar e melhorar a circulação, a fim de eliminar líquidos e dar adeus aos furinhos.

Para isso, a Coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, listou dez alimentos que podem auxiliar na diminuição da celulite. Confira aqui:

Leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico)

Possuem ferro, que ajuda no transporte de oxigênio pelo sangue;

Peixes fonte de ômega 3 (sardinha, bacalhau, salmão)

Melhora a circulação sanguínea e ajuda no combate a reações inflamatórias;

Uvas vermelhas

Possui polifenóis e taninos, que favorecem a microcirculação sanguínea, protegendo os vasos e combatendo os radicais livres. Os flavonoides também protegem vitaminas e enzimas, favorecendo o bom funcionamento do organismo;

Abacaxi

Possui enzimas como a bromelina, que facilitam a digestão, além de possuir ação diurética e anti-inflamatória;

Aveia

Auxilia no bom funcionamento do intestino por ser rica em fibras e possui silício, que participa da formação do colágeno;

Brócolis e Couve

Fonte de antioxidantes, que combatem os radicais livres, substâncias que aceleram o envelhecimento celular. Ricos em vitamina C, um importante protetor das fibras de colágeno;

Castanha do Pará

Fonte de vitamina E e selênio, importante antioxidante que também combate o envelhecimento das células;

Maçã

Fonte de pectina, fibra que ajuda a eliminar as impurezas do organismo;

Probióticos

Favorecem o funcionamento adequado do intestino e eliminação das impurezas;

Melancia

Tem ação diurética e favorece o funcionamento do sistema linfático, possui potássio, que ajuda na redução da retenção líquida.

A nutricionista também orienta: “Não podemos nos esquecer da ingestão de água, que deve ser no mínimo de 30ml/kg de peso, e que favorece as trocas celulares, o transporte de nutrientes e a eliminação de toxinas na urina”.

Além desses alimentos, a forma de preparo também pode ajudar na diminuição das celulites. “É importante sempre preferir os temperos naturais, que embora sejam utilizados em pequenas quantidades, trazem nutrientes importantes para o organismo. Entre os ‘bons exemplos’ estão a cebola, que é rica em água, possui fibras e vitamina C; o limão, também amplamente utilizado como tempero, possui vitamina C e fibras; o alho, em que encontramos alicina, um antioxidante importante que ajuda a combater os radicais livres; e a cúrcuma, que possui a curcumina e óleos essenciais com propriedades que também são antioxidantes.”, afirma Cintya Bassi.

O que não faltam são opções. Segundo a nutricionista, o chá e o suco verde favorecem o funcionamento adequado do organismo. “Estudos relatam que o chá verde pode ter ação preventiva sobre doenças inflamatórias, especialmente por ser fonte de flavonoides. Enquanto o suco verde, em geral, inclui alimentos com excelentes propriedades nutricionais, como couve, maçã, limão, gengibre, hortelã e pepino, que auxiliam no melhor funcionamento do organismo, por conta de suas diversas propriedades nutricionais”.