UMA DIETA EQUILIBRADA

0
Foto: (Shutterstock.com)

Nutricionista dá o segredo de uma dieta balanceada e saudável

Para uma alimentação saudável é importante consumir uma variedade de alimentos. Pois, as diferentes vitaminas e nutrientes, estão presentes justamente em uma dieta balanceada. Segundo a nutricionista Patricia Ruffo, Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil, o ideal é consultar a Pirâmide Alimentar, um guia criado para orientar as pessoas que buscam uma nutrição mais saudável.

“O ideal é apostar em um alimento de cada grupo da pirâmide alimentar, como carboidratos (sendo melhor os integrais), verduras e legumes, frutas, carnes, ovos e grãos, laticínios e os açúcares – esses em consumo moderado”, explica a profissional.

Pensando nisso a profissional separou algumas dicas de alimentos que são imprescindíveis em uma dieta equilibrada:

Verduras: consuma uma quantidade estimada de duas xícaras e meia por dia. Todos os vegetais frescos, congelados e enlatados contam, mas no caso desta última opção, escolha por vegetais enlatados com sódio reduzido ou sem adição de sal.

Frutas: consuma duas por dia. No café da manhã, experimente bananas ou morangos com cereal. No caso dos sucos, escolha os que são 100% de fruta.

Grãos: consuma cerca de 170 gramas por dia. Faça com que pelo menos metade dos seus grãos sejam integrais. Ao comprar um produto industrializado, confira a lista de ingredientes disponíveis no seu rótulo e opte pelas versões onde a palavra integral seja o primeiro ingrediente.

Laticínios: consuma cerca de três xícaras por dia. Opte pelo leite desnatado ou com 1% de gordura para obter a mesma quantidade de nutrientes, mas com menos gorduras e calorias. Se for intolerante à lactose, mude para o leite sem lactose ou leite de soja fortificado (bebida de soja).

Alimentos proteicos: consuma carnes magras, aves, ovos e peixes além de feijões, ervilhas e castanhas. Retire a gordura da carne e a pele das aves para reduzir gorduras e calorias.

O JOGO DO EQUILÍBRIO

A profissional ainda ressalta, que o segredo do equilíbrio é tomar decisões esclarecidas. Por exemplo, caso o almoço tenha sido rico em gorduras com muita carne, o ideal é um jantar com menos gorduras e com quantidades generosas de vegetais. “Um segredo no processo do equilíbrio é escolher alimentos nutricionalmente densos, já que eles contêm grandes quantias de nutrientes essenciais, que prolongam a saciedade e fornecem energia saudável”, exemplifica.

E, para finalizar, ela indica apostar em carnes magras, como aves sem pele, peixes, tofu e frutas como morango, mamão, manga e melancia. Além dos  vegetais: espinafre e cenoura.Já quanto ao pão e arroz, ela sugere que sejam integrais e o leite com uma quantidade reduzida de gordura.

“Tente fazer as três refeições principais ou vários lanches pequenos ao longo do dia. Fornecer nutrientes ao corpo dessa forma ajuda a regular melhor os níveis de açúcar no sangue durante o dia. Além disso, ao nutrir o corpo regularmente, os níveis de energia aumentam de modo a evitar a fadiga no meio do dia. A água também deve ser uma aliada e beber de 8 a 10 copos por dia ajuda a manter o corpo hidratado e saciado”, encerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here