O suplemento serve como um complemento da alimentação e deve estar alinhado com bons hábitos alimentares
Por: Letícia Ferreira Foto: Shutterstock.com
Musculação, corrida, bike, luta, pilates e muitos outros exercícios para manter a forma e melhorar a qualidade de vida estão no nosso cotidiano. Para alcançar o resultado que almeja é muito importante ter uma boa alimentação e quando necessário, fazer um uso inteligente dos suplementos certos, de forma ajustada considerando as necessidades individuais, rotina de exercícios físicos e objetivos de cada um.
Para aproveitar os benefícios oferecidos por alguns suplementos, é preciso saber qual a melhor opção. Andreza dos Santos Dias, nutricionista da Nutri Factory, Empresa de Suplementos Alimentares Personalizados, dá alguns exemplos de opções para diferentes modalidades. Confira:
Para quem faz musculação e busca hipertrofia muscular:
Antes de falar do suplemento, você sabe o que é hipertrofia muscular? Então, os exercícios de força, fazem com que o corpo “destrua” os músculos e reconstrua em seguida, só que mais fortes e com mais fibras musculares. Esse processo é conhecido como hipertrofia muscular.
Neste caso, a proteína é um nutriente conhecido como “nutriente construtor”, sendo assim, o Whey Protein, é um dos suplementos mais conhecidos desse público, rico em uma proteína completa, de alto valor biológico, e possui naturalmente alto teor de aminoácidos essenciais, principalmente os de cadeia ramificada, conhecido como BCAA (Leucina, Valina e Isoleucina) que também age minimizando a perda de músculos. Por isso aposte em alimentos ricos em proteína e em um bom Whey Protein.
O que tomar antes e durante a corrida e treino de bike?
Em exercícios intermitentes, de alta intensidade e longa duração, é muito importante dar atenção aos estoques de energia e estado de hidratação que serão garantidos através de uma ingestão correta de líquidos e carboidrato, dessa forma começar exercícios com uma boa reserva de energia, mantê-lo durante e recuperar depois é primordial para um melhor e maior desempenho.
Antes do treino é recomendado que esse carboidrato seja o de baixo índice glicêmico, nessa categoria temos a Palatinose (isomaltulose), que é um suplemento energético a base de carboidrato de baixo índice glicêmico que fornece energia equilibrada e por um longo período!
Já durante esses exercícios a ingestão de líquidos é muito importante e deve ser feita em intervalos regulares. A água deve ser a primeira escolha, mas é preciso avaliar se só ela será o suficiente para manter a hidratação e desempenho, isso porque nesses exercícios pode haver uma elevada taxa de oxidação de carboidratos e sais minerais, degradando as reservas de energia e causando uma desidratação, fadiga e queda no desempenho. Para isso recomenda-se a introdução de suplementos repositores hidroeletrolíticos (bebidas isotônicas, que contem glicose e sais minerais) ou até o carboidrato isolado, mas dessa vez algum de alto índice glicêmico que vai fornecer energia de forma rápida, como a maltodextrina e dextrose.
Para quem faz pilates:
O pilates apesar de ser um exercício físico de alongamento que não utiliza grandes cargas e apenas o peso do próprio corpo exige força e pode ser uma boa estratégia para ajudar a hipertrofia muscular. Um suplemento que pode ser indicado para uma manutenção e aumento de força e volume muscular é a creatina, um composto orgânico de aminoácidos presentes normalmente em nosso organismo e em condição de suplementação pode aumentar a concentração muscular e favorecer o rendimento, ajudando os músculos trabalhados durante os exercícios.
E para quem luta?
As lutas são predominantemente exercícios anaeróbios, ou seja, de curta duração e alta intensidade, nesses casos a creatina também é uma boa opção pois possui poder de aumentar força e potência.
Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso, li varios sites e nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e exelente, muito bem
feito e explicativo, adorei. obrigado pelas informaçoes.
Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!