nutrição e dietas

Saiba como esse novo estilo de vida pode te ajudar na sua alimentação

Por: Letícia Ferreira      Foto: Shutterstock.com

O verão está chegando e a procura pelas dietas, se intensifica! Para manter o corpo em ordem para os belos maiôs e biquínis, queremos eliminar tudo o que não gostamos, com saúde.

Para os adeptos às dietas, a “dieta cetogênica” ganhou espaço e virou assunto. “Trata-se de uma forma de se alimentar repleta de benefícios e vantagens. No entanto, deve-se abandonar o conceito de “dieta temporária”. Muitas pessoas pensam em passar alguns dias ou semanas com uma alimentação específica, e depois ‘voltar ao normal’, mas o ideal é utilizar o conceito de alimentação e estilo de vida”, explica Rodrigo Polesso, especialista em nutrição otimizada para saúde e bem-estar pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia.

Como todas as novidades, surgem as dúvidas sobre a alimentação, e como podemos nos beneficiar desse novo método. Com isso, vemos também, os mitos e verdades nos deixando confusas. Abaixo teremos uma lista sobre o estilo de vida e por que é possível emagrecer com base nessa alimentação, tudo, segundo Rodrigo Polesso. Confira:

Mito: Dieta Cetogênica exige consumo zero de carboidrato

Seguir uma dieta Cetogênica significa reduzir bastante o índice de carboidratos, mas as verduras e legumes terão alguma quantidade deles. Caso o modelo de alimentação seja seguido à risca, serão consumidos cerca de 20 gramas de carboidratos por dia. Isso já vai ser o suficiente para que o corpo entre em estado de cetose, ou seja, é o momento em que o corpo começa a consumir os ácidos graxos, assim teremos a gordura do corpo como fonte de energia, devido à ausência de carboidratos.

Verdade: Qualquer um pode fazer

Não há qualquer tipo de restrição quanto à dieta Cetogênica. As pessoas que mais se beneficiariam deste estilo alimentar são aquelas que visam perda acelerada de peso, diabéticos e pessoas que sofrem de problemas relacionados a síndrome metabólica, destacando sempre a importância do acompanhamento médico, especialmente no caso dessas doenças.

Mito: Basta comer apenas proteínas

O excesso de proteína pode ser convertido em glicose pelo corpo. Apesar de exigir uma presença grande de carnes, ovos, peixes, laticínios integrais e frutos do mar, a dieta Cetogênica também conta com a presença de alimentos como legumes de baixo índice glicêmico, folhas, nozes e castanhas, manteiga, gorduras de boa qualidade (como óleo de coco e azeite de oliva), frutas de baixo índice glicêmico em moderação (como mirtilos, amora e morango), e bebidas como café e chá. O que aumenta bastante é o consumo de gorduras saudáveis de origem animais e vegetal, um macro nutriente que, ao contrário das crenças de tanta gente, não engorda.

Verdade: É preciso esperar o corpo “se acostumar”

Muita gente que muda a dieta de repente precisa saber que nas duas semanas seguintes o corpo pode sofrer alguns efeitos depois de tantos anos acostumado a consumir tanto açúcar, é o período de adaptação. Se você não se sentir com energia e disposição no começo, saiba que em breve seu corpo vai se acostumar e se sentir melhor.

Mito: É uma dieta complexa de seguir

De forma geral, basta restringir o consumo de carboidratos, alimentos industrializados e refinados, e consumir alimentos verdadeiros. Acredito que toda pessoa, antes de fazer grandes mudanças alimentares, deva consultar um profissional de sua confiança.

Ainda assim, é desafiador ficar imune a tudo isso e limitar a alimentação, mas com esforço é possível, e depois de um tempo você sente o quanto faz mal consumir produtos industrializados.

Verdade: Não existe risco de ter cetoacidose

Alguns desses corpos cetônicos que não foram utilizados são liberados na urina, não é preciso ter medo da produção destes elementos. O conceito da dieta Cetogênica é antigo e comprovado pela ciência.

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