Com o inverno se aproximando, é importante ficar por dentro dos riscos que os excessos na hora da alimentação podem causar
O friozinho está chegando e, com ele, vem aquela fome frequente em que sempre estamos com vontade de mastigar uma coisinha. No entanto, como bem se sabe, isso não é nem um pouco saudável e ainda pode render uns quilinhos indesejáveis a mais. Mas afinal, porque sentimos mais fome no frio?
Para tirar essa dúvida, nada melhor do que uma especialista para esclarecer. De acordo com a nutróloga especialista em emagrecimento, Dra. Ana Luisa Vilela, da Clínica Slim Form, esse processo tem haver com a necessidade do corpo por mais energia.
“O gasto energético nessa época do ano é maior, já que o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal estável. Esse aumento de apetite é uma resposta do corpo que solicita mais energia, e a resposta disso é a ingestão de mais alimentos que, muitas vezes, são mais calóricos”, explica.
A profissional ainda explica, porque o desejo por alimentos mais calóricos e gordurosos é maior no frio. “Os excessos nas gorduras são resultado da necessidade do organismo de produzir serotonina: um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar, que é diminuído principalmente em pessoas que não se sentem confortáveis com as temperaturas mais baixas”, comenta.
A médica também orienta, que o alto consumo de alimentos calóricos, pode resultar além do ganho de peso, em muitos problemas de saúde, como: hipertensão, obesidade, colesterol e triglicérides, fatores que elevam os riscos de problemas cardiovasculares – alerta Dra. Ana que ainda finaliza com algumas dicas para os dias mais frios:
– Aumente o consumo de proteínas, que demoram mais para serem metabolizadas e liberadas, assim a sensação de saciedade aumenta;
– Evite os excessos de carboidratos, pães, bolos e massas brancas;
– Evita nas sopas tipo creme;
– Abuse de chás que além de esquentar o corpo, aumentam sensação de bem estar e diminuem a vontade de doces e açúcares;
– Prefira as frutas típicas desta época que ainda são ricas em vitamina C como: morangos, limão e maracujá;
– Na hora de consumir chocolate em barra ou em pó para as bebidas quentes, use a versão 70% cacau.