TEMPEROS NATURAIS

Da Redação

Fotos: Shutterstock.com

Temperos prontos são facilmente encontrados nos mercados – e ainda são facílimos de usar. Porém, os temperos naturais podem ser igualmente saborosos, além de agregarem ainda mais nutrientes à sua refeição. Além de mais saudáveis, eles realçam o sabor dos alimentos. Ervas e especiarias apresentam aromas e sabores bem marcantes, além de serem benéficos para o organismo, já que ajudam na digestão e têm ação antiinflamatória.

ginutri-04-istock_000028980812_double

 Tomilho: erva muito versátil, vai bem com carnes, peixe, frango, queijo e combina muito com pratos que levam tomate, além de dar um sabor especial a molhos e sopas. É rico em ferro, cálcio e contém ação antisséptica. Assim, melhora algumas complicações respiratórias e alivia os problemas intestinais. Porém, lembre-se de usar este tempero de forma moderada, pois apresenta um forte sabor.

 Hortelã: rica em vitaminas A, B e C e em sais minerais, como ferro, cálcio e potássio. A planta apresenta propriedades medicinais que ajudam na prevenção de resfriados e no combate ao estresse. Assim, é recomendável utilizá-la como chá, proporcionando um efeito relaxante e uma boa noite de sono. Além disso, combina muito com saladas que levem frutas, folhas, castanhas, sementes, limão e pepino.

 Gengibre: conhecido por suas propriedade antioxidantes e antiinflamatórias, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e cancerígenas, o tempero ainda funciona como estimulante da circulação geral e cardiovascular.  Pode ser utilizado na preparação de sucos, caldos, alimentos refogados, sopas e cozidos.

 Alecrim: com ação antioxidante, antiinflamatória e antibacteriana, este tempero contribui para a diminuição de dores musculares, problemas da vesícula, de ossos, digestivos e dores de cabeça. Por seu sabor marcante, casa bem com legumes, molhos e carnes

 Coentro: fonte de magnésio, este tempero melhora a digestão, ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso central e fortalece os ossos. Além de apresentar ações antioxidantes, que reduzem as chances de se desenvolver o câncer, e reduzir o estresse. Fonte de vitaminas A e C, pode ser utilizado no feijão, nas sopas, nas saladas e em pescados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *