PONTO FINAL!

mixed selection of fruit and vegetables

Por Angela Miranda

Guloseimas deliciosas, sanduíches com recheios saborosos, geladeira repleta de comidas e de doces, rodízios de carnes e pizzas, embutidos, enlatados… Resistir a tudo isso não é fácil, principalmente se você é um “bom garfo”! E isso não é tudo: além de todas essas tentações, há fatores genéticos a se considerar. Fato é que o número de obesos está crescendo absurdamente em todo o planeta. Considerada uma doença grave, a obesidade não “perdoa” homens, mulheres ou crianças (o homem é considerado obeso se tiver mais de 25% de gordura em seu organismo e a mulher, mais de 30%).

Recentemente, na Grã-Bretanha, foi publicado um estudo que aponta diversos tipos de câncer ligados à obesidade. Segundo os cientistas, 13 quilos acima do peso ideal já são suficientes para desenvolver 17 tipos deles, sem contar outros males causados à saúde (como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes, entre outros). Os pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres assinalam que os mais comuns são os de útero, vesícula, rins, tireóide, leucemia, fígado e ovários. Durante sete anos, foram analisados os dados clínicos de cinco milhões pessoas e, com base nos resultados, calculou-se que surgem 12 mil novos casos de câncer por ano, vinculados ao excesso de peso, somente na Grã-Bretanha.

O Brasil não fica atrás com relação a esse mal: mais da metade da população está acima do peso (por volta de 51%, segundo dado divulgado pelo Ministério da Saúde e referente a uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas realizada entre julho de 2012 e fevereiro de 2013), apesar das inúmeras dietas que pipocam na mídia, desde as desenvolvidas com base em princípios sérios até as do tipo da Lua e do Abacaxi, por exemplo.

Segundo o Dr. Alfredo Halpern, endocrinologista, professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da USP, que desenvolveu o Sistema de Pontos, a única dieta que realmente dá resultado é aquela em que a pessoa come o que gosta, mas com limitações na quantidade.

O QUE É O SISTEMA DE PONTOS?

Autor do Sistema de Pontos, o Dr. Alfredo Halpern ressalta que o programa é uma filosofia, e não uma simples dieta. Ao começar a exercer sua profissão, o endocrinologista percebeu que todo mundo fazia uma dieta “burra”, baseada apenas em carnes, verduras, duas colheres de arroz, uma de feijão, salada e quatro frutas por dia. E que ninguém conseguia seguir esse cardápio por muito tempo.

Há mais de 30 anos, convencido de que uma dieta só teria bons resultados se a pessoa pudesse comer de tudo, o médico começou a catalogar os alimentos, atribuindo-lhes “pontos”. “A dieta que proponho não tem nada de especial. A pessoa pode fazer um cardápio variado. Simplesmente, atribuindo pontos aos alimentos (cada um equivale a 3.6 calorias) e, assim, contar o conteúdo calórico daquilo que está ingerido”, afirma Halpern.

EXEMPLO PRÁTICO

Suponha que, depois de fazer os cálculos, você possa consumir um total de 325 pontos por dia. Veja como é possível combinar os alimentos:

Café da manhã:

1 fatia de pão de forma (20 pts), 1 fatia grande de ricota (25 pts), café preto sem açúcar (zero pontos). 45

 Lanche:

1 banana prata (20 pts).

 Almoço:

Cenoura (10 pts), beterraba (10 pts), 2 colheres de sopa de arroz (20 pts), folhagens verdes (zero pontos), 4 colheres rasas de feijão (20 pts), 1 filé grande de pescada de 200g (45 pts).

 Lanche:

1 torrada (10 pts),  café preto (zero pontos), 2 fatias de peito de peru (20 pts).

Jantar:

Cenoura (10 pts), beterraba (10 pts), 2 colheres de sopa de arroz (20 pts), folhagens verdes (zero pontos), 4 colheres rasas de feijão (20 pts), 1 filé de peito de frango 150g (45 pts). 105

Ceia:

1 copo de leite desnatado (20 pts).

Total: 325 pontos.

Dica: se você “perder a cabeça” e abusar de pratos com uma pontuação muito grande, como uma feijoada completa, por exemplo, é permitido compensar no dia seguinte: posso comer 300 pontos por dia; a feijoada completa equivale a aproximadamente 500 pontos; logo, estou com um saldo negativo de 200 (que comi a mais); nos próximos dois dias, comerei apenas o equivalente a 200 pontos; após 2 dias comendo somente 200 pontos, volto à rotina normal, ou seja: 300 pontos. Mas atenção: isso não deve ser feito com frequência, só em casos esporádicos (como em uma festa, comemoração ou evento especial).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *