Poderosos aliados: alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Em tempos de isolamento social, é possível aumentar sua imunidade com o consumo de alimentos simples e naturais

Vitaminas e sais minerais encontrados nos alimentos são fundamentais para o equilíbrio e bom funcionamento do corpo. Quando o assunto são infecções, sejam bacterianas ou virais, dependemos do sistema imunológico para auxiliar nosso organismo no combate a doenças.  Nesse sentido, a alimentação é uma das principais aliadas. 

Segundo a supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, alguns hábitos podem ser adquiridos para auxiliar na defesa do corpo: “O gengibre possui propriedades antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, além de diminuir a sensação de enjoo e vômito, dores de cabeça, melhora a imunidade e auxilia na desintoxicação do organismo”. 

Como sugestão, a especialista complementa: “Pode ser utilizado como chá, em cápsula, em pó, in natura, suco, ou ainda na preparação de sopas e refogados. Se preferir tomar o chá, o consumo deve ser de aproximadamente 500ml ao dia, fracionado em cinco doses após as refeições.

O pó apresenta benefícios com o consumo de uma colher de café ao dia, misturado ao suco ou no alimento. Já as cápsulas de 500mg podem ser consumidas três vezes ao dia, antes das principais refeições”. Porém, o consumo excessivo da raiz pode ocasionar problemas gastrointestinais.

Outra indicação é o uso de cúrcuma, “Especialmente através da substância presente curcumina, apresenta ação anti-inflamatória, além de atuar como antioxidante combatendo os radicais livres”, complementa Cintya Bassi. Para o consumo, ela recomenda a utilização em cápsulas ou como tempero, intensificando o sabor de preparações, como carnes vermelhas e brancas, arroz, sopas e hortaliças.  .

Além disso, a nutricionista ressalta que no preparo do “golden milk”, além de cúrcuma e pimenta preta, segundo estudos, intensifica muito os benefícios da especiaria.


Ingredientes:

▪ ½ xícara (chá) de leite de vaca (ou bebida vegetal de preferência)

▪ 1 colher (sopa) de cúrcuma (açafrão da terra) em pó

▪ ½ colher (sopa) de gengibre em pó (ou um pedaço pequeno de gengibre fresco)

▪ ½ colher (sopa) de canela em pó

▪ Pitada de pimenta preta

▪ 1 colher (sopa) de mel, melado de cana ou o açúcar de preferência (opcional)

Modo de preparo:

Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes e aqueça-os em fogo baixo, até ferver por cerca de cinco minutos. Transfira o líquido para uma xícara, deixe amornar e consuma.

Para quem se questiona sobre o uso do vinagre, a nutricionista revela que não é necessário excluir a utilização, “mas alimentos in natura são sempre a melhor opção, além de a fruta possuir vitamina C e ácido fólico, que estão ausentes no vinagre”. Segundo a especialista, a quantidade de vitamina C, varia de acordo com peso, idade e outros fatores e uma média de consumo seria de aproximadamente 75mg/dia. “O limão, por exemplo, a cada 100g, fornece aproximadamente 32mg”.  Porém, o ideal é que o limão não seja a única fonte da vitamina C, que também é encontrada na acerola, caju, goiaba, laranja, entre outros.

Manter o corpo hidratado é importante para o bom funcionamento do intestino. Aliada a uma boa alimentação, o consumo de água traz como benefícios:

▪ Diminuição da retenção de líquidos, pois auxilia na eliminação de sódio e impurezas pela urina;

▪ Regula a temperatura corporal;

▪ Auxilia na renovação celular, mantendo a pele com aparência saudável;

▪ Auxilia na distribuição dos nutrientes pelos órgãos;

▪ Evita o surgimento de doenças, como os cálculos renais e melhora a microcirculação, reduzindo o surgimento de problemas como a celulite;

▪ Evita o ressecamento das fezes;

▪ Aumenta a sensação de saciedade, o que pode auxiliar a reduzir o consumo de alimentos.

Outros importantes aliados do sistema imunológico são os iogurtes e leites fermentados. “Eles possuem probióticos, os chamados lactobacilos, micro-organismos benéficos que atuam no intestino, fortalecendo a flora intestinal, onde a maior parte das nossas células de defesa são produzidas”, finaliza Cintya Bassi. Desse modo, você poderá turbinar a sua saúde sem nenhuma complicação. Comece já a programar novos hábitos em sua rotina!