Podologia

Cuidados especiais são necessário para não ocorrer problemas com os queridos pés

Por: Letícia Ferreira      Foto: Shutterstock.com

Diversos problemas são comuns entre pessoas que praticam exercícios físicos frequentemente, tais como: bolhas, descolamento de unha, calos, frieiras, unhas encravadas, rachaduras e unhas roxas. Tudo isso porque, além de sofrerem grande impacto, ficam úmidos e escuros e se transformam no ambiente ideal para a proliferação de fungos. Todos esses problemas têm tratamento e, com cuidado, é possível prevenir a maioria.

Separamos alguns problemas e suas possíveis soluções ou tratamento, de acordo com as podólogas Janete Azevedo e Lucinéia Saito, da Clínica Spés Podologia. Confira:

Calos

Causa: São causados quando a distribuição do peso do corpo nos pés não acontece de maneira uniforme. Daí o corpo reage produzindo um aumento da camada superficial da pele

Prevenção: A pessoa precisa escolher tênis apropriados para o esporte. Se possível, fazer o teste da pisada para ver qual é o mais indicado para seus pés. Palmilhas específicas e protetores de silicone também ajudam na prevenção.

Tratamento: Na clínica, nós vamos desbastando o calo com um bisturi. É um tratamento indolor, que traz alívio imediato para o paciente.

Frieiras

Prevenção: Usar meias de algodão, que absorvem melhor o suor, tirar o tênis assim que acabar o exercício e fazer a higiene constante dos tênis e dos pés, além, é claro, de enxugar entre os dedos com uma toalha

Tratamento: Quase sempre os fungos são tratados com remédio tópico, mas já temos tratamentos muito eficientes com laserterapia, que elimina a proliferação da bactéria e age nas células contaminadas.

Hematoma ungueal (unhas roxas)

Causa: Quando os tênis estão apertados ou quando o exercício é feito em uma descida, o que acaba pressionando os dedos.

Prevenção: Neste caso, protetores de silicone e tênis mais confortáveis podem evitar o problema.

Unhas encravadas

Causa: A mesma causa do hematoma ungueal! Tênis apertado ou exercício feito em descida, o que acaba pressionando os dedos.

Prevenção: A mais eficiente é o corte correto, além de tênis adequados. A unha precisa estar reta e sempre bem aparada para não quebrar. Se a pessoa já tem uma pré-disposição para o problema, o ideal é que o corte seja sempre feito por um profissional.

Tratamento: Neste caso, precisa ser feito por um podólogo para não piorar ainda mais o problema. A unha deve ser desencravada e o local totalmente higienizado. Existem, ainda, tratamentos a laser, que diminuem a dor e aceleram a cicatrização. A aplicação de bandagens é outro tratamento muito eficiente.

Bolhas

Causa: Atrito excessivo.

Prevenção: Aqui, voltamos a falar da qualidade dos tênis. Meias macias e sem costura ajudam bastante na prevenção. Mas se as bolhas já se formaram, é necessário ficar sem praticar o esporte até que elas sequem.

Tratamento: É possível fazer o tratamento com um profissional para agilizar a recuperação. Neste caso, é feita a limpeza do local, a remoção da pele morta e o curativo.

Rachaduras nos calcanhares

Causa: Atrito da pele.

Prevenção: Para prevenir e tratar, é importante fazer a hidratação diária dos pés após a higienização. O ideal é fazer isso pela manhã e à noite, antes de dormir. E, apesar de parecer uma boa solução, o uso de lixas só piora o problema, já que deixa a pele mais fina, podendo até machucá-la.

 

Veja também