Texto: Redação
Fotos: Shutterstock.com

Certamente você já ouviu falar de várias dietas “milagrosas”, que prometem uma enorme perda de peso em pouquíssimo tempo. Pois bem: fuja delas! Dietas com poucas calorias, frutas, líquidos etc. podem, a curto prazo, dar sinais de que sua saúde começa a se debilitar. Restringir algum grupo de alimentos do cardápio ou basear a dieta em apenas um nunca é a melhor opção.

shutterstock_420688300Os sinais de que você não está se alimentando como deveria chegam rápido: tonturas (ou mesmo desmaios), vertigens, fraqueza, sono excessivo, queda de cabelo e unhas fracas mostram que sua alimentação carece de alguns nutrientes. Com o tempo, isso pode se transformar em anemia, desnutrição, hipoglicemia e deficiência energética. Além disso, essas dietas acarretam o “efeito sanfona” – quando o peso perdido é recuperado na mesma velocidade com que foi eliminado. Ficar sem comer ainda faz com que o corpo queime massa muscular, ao invés de gordura.

Isso porque, quando o corpo está sem alimento, ele entende que há uma dificuldade em conseguir comida. Logo, a camada de gordura é preservada, para que se mantenha a temperatura corporal, e o organismo utiliza os músculos como fornecedores de energia. Se quiser emagrecer, recorra a uma boa reeducação alimentar. O processo é mais lento – porém, mais saudável e duradouro.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here