LEITES VEGETAIS: DESCUBRA OS BENEFÍCIOS

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Foto: (Divulgação)

Para quem é intolerante a lactose ou vegano, saiba que é possível consumir leite na dieta

Rico em cálcio, o leite de vaca é ótimo para a saúde dos ossos e dentes. Porém, existem muitas pessoas são intolerantes à lactose ou até mesmo adeptos de uma dieta vegana. Entretanto, o que muita gente não sabe, é que existem diversos tipos de leites vegetais que podem ser ideais para sua saúde.

Pensando nisso, a Dra. Renata Domingues, médica especializada em Nutrologia, diretora responsável da Clínica Adah e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro), apontou os mais conhecidos e explicou os benefícios de cada um deles. Confira:

– Leite de Inhame: Rico em vitaminas B6, C, ferro, cálcio, potássio e magnésio, o consumo regular do Leite de Inhame potencializa a atuação do sistema imunológico e melhora a qualidade do sangue, auxiliando na prevenção de infecções e inflamações e na eliminação das toxinas do sangue através da pele, dos rins e do intestino, já que possui propriedades depurativas e desintoxicantes.  “Devido aos nutrientes bioativos presentes no tubérculo, o Leite de Inhame ainda possui outros benefícios como o fortalecimento dos ossos e o equilíbrio dos níveis de progesterona, auxiliando assim nos sintomas da TPM”, afirma a especialista. “Rico em amido e fibras e com baixo índice glicêmico, o leite é ainda uma ótima fonte de energia, controlando os níveis de açúcar no sangue, além de facilitar a digestão”, complementa.

– Leite de Castanha de Caju: Repleto de vitaminas e minerais, o Leite de Castanha de Caju ajuda a fortalecer os ossos, blindar o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento e proteger a visão, pois é rico em cálcio, antioxidantes e vitaminas A, D, E e do complexo B. “Com apenas 25 calorias por copo, este leite ainda contém alto teor de Ômega-3, 6 e 9, nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Além disso, o leite é fonte de nutrientes como o fósforo, que previne a osteoporose, e o potássio, importante para a saúde do sistema cardiovascular”, destaca a médica.

– Leite de Semente de Girassol: Rico em gordura saudável, o Leite de Semente de Girassol é uma excelente fonte de nutrição, pois as sementes de girassol são carregadas de nutrientes, como fibras, proteínas, ácidos graxos essenciais, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, zinco, magnésio, potássio, manganês e selênio. “Com grande quantidade de vitamina E e de triptofano, o Leite de Semente de Girassol proporciona benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios e pode ajudar a tratar a depressão e a ansiedade, já que melhora as atividades cerebrais. Ótima fonte de energia, as sementes de girassol também foram ligadas à redução do colesterol, da pressão arterial e do açúcar no sangue, promovendo assim a saúde do sistema cardiovascular”, explica a Dra. Renata.

E, para finalizar, médica ressalta que, além de todos esses benefícios, os leites vegetais são deliciosos e podem ser encontrados em diversas lojas de alimentos naturais. “Os leites vegetais devem sempre fazer parte de um plano alimentar saudável, desde que este seja devidamente acompanhado por um nutricionista ou nutrólogo no caso de restrições por alergias ou intolerâncias”, encerra.

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