ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE MENTAL E FÍSICA

0
Foto: (ShutterStock.com)

Por: Wandy Ribeiro

Especialista explica de que maneira nossa mente pode afetar o bem estar do corpo

Certamente, você já ouviu falar que quando estamos de bem com a mente, o corpo também está. Sim, isso realmente é uma realidade. Muitos médicos apontam que a saúde mental é fundamental para o bem estar e bom funcionamento do organismo.

Segundo a fisioterapeuta Frésia Sá da clínica Biointegral Saúde, de São Paulo, muitas vezes doenças surgem como uma proteção para mascarar um problema de ordem emocional, como uma resposta do corpo. “Muitas vezes, alguém sofre de uma alergia crônica que, na verdade, funciona como uma proteção para um problema real, de ordem emocional”, explica.

Para a profissional, que se especializou em Microfisioterapia, técnica desenvolvida pelos especialistas Daniel Grosjean e Patrice Bénini, é importante explorar muito além dos sintomas de um problema de saúde. “A saúde integral vai muito além de rever um quadro de dores, por exemplo. Quem sofre de ansiedade ou estresse recorrentes, por exemplo, dificilmente terá uma vida prazerosa, por mais que esteja medicado”, enfatiza.

O colega de profissão, Sérgio Bastos Jr, sócio na Biointegral Saúde e também especializado na técnica, ainda completa dizendo que a resposta de uma vida saudável, realmente tem muita relação com o emocional. “Promover a cura de dores encontrando suas verdadeiras causas emocionais é um passo importantíssimo, mas fortalecer o indivíduo, capacitando suas emoções para lidar com as adversidades do dia a dia o torna mais autônomo e feliz”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here