Entenda que a prática fortalece os músculos e previne várias doenças
Muitas pessoas acreditam que fortalecer os músculos é apenas uma questão de estética, no entanto, a pratica de Yoga, pode ser uma aliada na sua saúde, prevenindo diversos tipos de doenças. É exatamente sobre isso, que o curso “Yoga, Treinamento de Força e Resistência”, do Namu Cursos, com a professora Renata Zanotto, ensina.
O treino de força utiliza o peso do corpo e leva a uma resistência sobre a área, estimulando-a a ultrapassar a “barreira” imposta. “Como consequência, há um aumento nas fibras musculares da região”, explica a orientadora física. Segundo Renata, a prática deste método de exercícios, traz benefícios variados para diversas partes do corpo. Confira alguns tópicos que a profissional separou:
Ombros:
Para proteger tendões e articulações e prevenir o desenvolvimento de tendinites, bursites, artrites e artroses nos ombros, é fundamental promover o seu fortalecimento. Além disso, esta área é uma das mais evidentes dos hábitos de má postura. Assim, torná-la forte e alongada, aumenta sua sustentação, impedindo o desenvolvimento de uma curvatura que sobrecarrega a região e cria dores, tensões, e problemas estéticos.
Costas e abdômen:
Ao fortalecer os músculos das costas, há uma redução do esforço nas vértebras e discos vertebrais. Isso contribui para prevenir e diminuir dores na região, além de melhorar o alinhamento postural. Outro ponto importante é o desbloqueio de energia, já que as costas é o local onde os principais canais energéticos, os nadis, estão estruturados. Então, para que o prana, energia vital, circule no corpo, é preciso que os canais estejam desobstruídos. O fortalecimento do abdômen contribui com as costas para conseguir maior estabilidade, boa postura, força e equilíbrio.
Pernas:
Ter pernas fortalecidas ajuda a se movimentar melhor, caminhar e correr. Melhora o equilíbrio, tanto para as posturas em pé, quanto para evitar quedas no dia a dia. Os músculos da perna são longos, por isso têm bastante força e se beneficiam muito de alongamentos.
Pés:
Trabalhar e aumentar a consciência desses membros é muito importante, já que os pés sustentam e mantêm o equilíbrio. O corpo tem mais de 70 mil terminações nervosas nos pés e eles podem refletir a saúde dos órgãos como um espelho, chamadas zonas reflexas. Pequenas alterações na pisada podem gerar desvios ou dores na coluna e em outras articulações.
Tornozelos e panturrilhas:
Os tornozelos são articulações de mobilidade, assim torná-los mais fortes, aumenta sua mobilidade e impede que o joelho, por exemplo, absorva mais impacto do que deveria. As panturrilhas são chamadas de segundo coração, pois atuam no retorno do sangue venoso ao local. É muito importante que elas estejam fortes para manter a saúde cardiovascular.
Torções:
Ao realizar uma torção, os músculos do tronco comprimem os órgãos, promovendo uma massagem nos órgãos internos. Os discos da coluna são lubrificados e deixam a região rejuvenescida, alongando o corpo e aumentando a mobilidade e flexibilidade. As torções estimulam os principais chacras, que se alinham ao longo da coluna.