Texto: Tatiana Rudigher
Foto: Divulgação

Nem pense em pular alguma refeição ou viver de verdura! Acabar com os malditos ‘pneuzinhos’ não depende só das calorias que a mulher consome. O metabolismo, ou seja, o modo como o organismo transforma essas calorias em energia, é o maior protagonista.

De acordo com especialistas, a velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas é possível aumentá-la trocando a gordura por massa muscular. Quanto mais músculos, mais rápido e maior é o gasto calórico.

Além disso, tem algumas coisas que podem ser feitas para dar aquele ‘up’ na velocidade do metabolismo, como a alimentação. Escolher os melhores alimentos é o ponto de partida. Os carboidratos são essenciais para um metabolismo rápido.

Os alimentos gordurosos devem ser controlados, de maneira que façam parte da alimentação, porém sem abuso. A ausência de gorduras diminui a produção de hormônios, provocando a diminuição do metabolismo.

O hábito de comer sobremesa depois das refeições não é indicado, uma vez que o açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão dos outros alimentos. O cérebro sinaliza, de forma equivocada, com mais fome em menos tempo.

Muito além dos alimentos

As pausas entre as refeições também são importantes. Os grandes intervalos devem ser evitados, porque o metabolismo torna-se mais lento como forma de poupar energia. Especialistas indicam fazer seis refeições diárias, com lanches leves entre o café da manhã, o almoço e o jantar. Assim, o metabolismo mantém-se ativo durante o dia todo.

Água. A falta de água desacelera o metabolismo porque quase todas as funções do corpo dependem da sua presença. Ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. A recomendação é beber pelo menos 8 a 10 copos de água por dia.

Muita atividade física! A atividade física deve preferencialmente combinar exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação. A prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Diga adeus às gordurinhas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here