Saiba quais os riscos da prática de atividades físicas nos dias mais frios e como se prevenir deles 

Por: Redação      Foto: Shutterstock.com

Apesar de transpirarmos menos nos dias frios, e a sensação de desgaste diminuir, o corpo precisa de uma preparação adequado para a prática de exercícios físicos nesta época. “Quem se exercita no frio precisa se precaver porque, em baixas temperaturas, o organismo produz substâncias que provocam a contração dos vasos sanguíneos, o sangue não chega onde deveria e isso pode gerar problemas como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto”, de acordo com o Dr. Élcio Pires Júnior, coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro

Além disso, temos que ficar atentos aos choques térmicos que ocorrem quando mudamos de um lugar aquecido, para um lugar com a temperatura mais fria! “Isso explica os altos índices de problemas cardíacos ao realizar exercícios físicos pela manhã, as pessoas saem de suas camas e de suas casas com o corpo quente para praticar atividades ao ar livre (gelado) ou em ambientes frios”, complementa o Dr. Élcio.

O corpo humano possui temperatura de 36,5 graus e está apto a realizar exercícios físicos em temperatura até 20 graus. Abaixo disso, exige-se um preparo especial. Sem dizer que em marcas inferiores a 14 graus a atenção deve ser mais redobrada para amenizar os riscos à saúde.

Para não deixar de fazer exercícios em dias mais frios e manter a saúde, siga as dicas abaixo:

  1. Faça alongamentos e aquecimentos (que pode ser uma caminhada de 15 a 20 minutos ao ar livre ou na esteira), antes da atividade.
  2. Proteja a cabeça, mãos e pés: vista calças e camisetas de manga longa e coladas na pele (leggingse segunda pele) – de preferência com tecido térmico e/ou tecnológico para maior conforto – e até uma jaqueta corta-vento. Gorro, luvas e até óculos também são recomendados para deixar menos espaço para a passagem de ar, protegendo melhor do frio.
  3. Se a atividade for na piscina, prefira roupas de borracha para natação que ajudam a manter a temperatura do corpo quente ao longo das práticas esportivas.
  4. Beba líquidos quentes (chá, café, chocolate quente e sopas) antes e depois dos treinos.
  5. Prefira a respiração nasal.

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