Por: Wandy Ribeiro
Com a chegada do feriado, as diversas opções de ovos podem ser uma verdadeira tentação para quem quer cuidar da alimentação
A Páscoa está chegando e com ela vem aquele monte de ovos deliciosos nos seus mais variados tipos, sabores e recheios, disponíveis nos supermercados. Devido a isso, fica um pouco difícil manter a alimentação saudável com toda essa diversidade de chocolate à nossa disposição.
Pensando nisso, a coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, Fúlvia Hazarabedian, mostra como aproveitar o feriado mais doce do ano de maneira saudável.
Segundo a especialista, o segredo está na quantidade e no tipo de chocolate que é ingerido. Ela recomenda comer 30 gramas por dia no período da Páscoa, e optar pelos ovos sem recheio de trufa, mousse ou mashmelow, por exemplo, que possuem um teor muito mais elevado de açúcar e calorias. “O consumo exagerado pode provocar ganho de peso, além de outros distúrbios, como aumento da glicemia, enxaqueca em decorrência da ação de substâncias vasodilatadoras e até risco de irritações na pele, estômago e mucosa intestinal”, explica Fúlvia.
Outra dica que a profissional recomenda, é escolher os chocolates “do bem”, geralmente, as opções ao leite possuem mais manteiga de cacau, o que significa maior porcentagem de gordura e menor efeito benéfico para o corpo. As barras brancas, por exemplo, não é uma opção recomendada. “Aposte nos amargos com 70% ou mais de cacau ou zero açúcar. Hoje em dia, existem ainda algumas opções enriquecidos com fibras, que são importantíssimas para redução da absorção de gorduras”, sugere a nutricionista da Bio Ritmo.
E para finalizar, a especialista enfatiza que é recomendado fugir dos excessos. “Uma boa dica para quem tem dificuldade de controlar a compulsão por doces, é aproveitar a ocasião para compartilhar seus chocolates com amigos, familiares e colegas de trabalho. E para regular o consumo de calorias, mantenha a disciplina na sua dieta, assim é possível ter um controle de quantas vezes você está comendo doces e chocolates durante o feriado”, conclui.