3 MOTIVOS QUE GERAM DIFICULDADES PARA MULHERES EMAGRECER

Foto: (Shutterstock.com)

Coach de saúde explica tudo sobre o assunto

Segundo a coach de saúde Estrela Terra, há três principais obstáculos biológicos que dificultam o processo de emagrecimento e definição muscular das mulheres. Juntamente a esses obstáculos, há a questão dos treinos convencionais da maioria das academias que, em sua maioria, seguem uma mesma linha de exercícios, focados em emagrecimento e fortalecimento do corpo masculino, sem levar em consideração a especificidade e a demanda do corpo feminino. Sendo assim, a profissional questiona como é possível para a mulher, conquistar o corpo ideal para ela, se a maioria dos treinos, são feitos de forma tão genérica?

Sabendo desse desequilíbrio, a coach reuniu os três obstáculos de emagrecimento da mulher e trouxe as respostas para driblá-los. Além disso, ela sugere um treino específico para o organismo feminino, o chamado Treino Intensity. De acordo com ela, são 10 semanas de uma rotina de exercícios voltados à maior eficácia na queima de gordura, em apenas 10 minutos por dia. A seguir, estão explicados os três motivos dessa dificuldade na hora de emagrecer e como combatê-los. Veja os tópicos separados pela profissional:

1 – Metabolismo mais lento

Por natureza, as mulheres já nascem com menos massa magra que os homens. Essa “deficiência” reflete em um metabolismo mais lento, que armazena mais gordura e não gasta tanta energia para queimar as calorias ingeridas. E é justamente o caminho oposto do processo de emagrecimento: armazenar menos gordura nas células e gastar o máximo de energia queimando as calorias das refeições.

“Pensando nesta condição da mulher, optei por utilizar um treino metabólico que tem atuação nas vias energéticas”, explica Estrela. “O treino metabólico trabalha com métodos de HIIT (High Intensity Interval Training, que significa ‘Treinamento Com Intervalos de Alta Intensidade’).  Com o metabolismo elevado queimamos mais calorias em repouso no pós-treino. A sequência de exercícios com alta intensidade também contribui para a produção de maiores níveis de testosterona, importante hormônio para a aceleração do metabolismo, como será explicado no próximo tópico”, exemplifica.

2 – A testosterona

As mulheres possuem 20% menos testosterona que os homens, o que significa uma produção mais difícil de massa magra. Ela age diretamente no processo de construção de músculos no corpo, assim como o hormônio do crescimento. “Quanto mais testosterona, mais hipertrofia. Treinar com exercícios compostos irá colocar os seus músculos sob a maior quantidade de pressão possível, forçando o seu corpo a aumentar a produção de testosterona”, esclarece a coach.

3 – Progesterona e estrogênio

O acúmulo de gordura muito tem a ver com o papel da mulher na reprodução. Devido ao alto nível de estrogênio e progesterona, hormônios relacionados à gravidez e ao ciclo menstrual, o corpo armazena mais gordura para que o sistema reprodutivo funcione de maneira adequada. “Desta forma, precisamos driblar nossa genética e nossos níveis de hormônios para facilitar a queima calórica e o ganho de massa magra”, conclui Estrela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *