Texto: Redação
Foto: Divulgação

Que gelatina ajuda a dar mais firmeza e elasticidade à pele, toda mulher sabe. Mas será que ela pode fazer mal à saúde? Carolina Favaron, nutricionista da Natue, principal e-commerce de produtos saudáveis do país, explica alguns mitos e dá dicas para substituir a gelatina industrializada no cardápio do dia a dia.

É uma boa alternativa para o lanche, no lugar de algo mais calórico: a gelatina possui baixo valor calórico, mas não é uma alternativa saudável de lanche, pois as opções vendidas no supermercado não oferecem benefícios ao organismo e não possuem vitaminas e minerais;
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É natural e tem pouco açúcar: a gelatina tem baixo valor nutritivo e grande quantidade de açúcar e corantes. A alta ingestão de alimentos industrializados e com excesso de açúcar é um dos principais fatores para a obesidade, doenças crônicas que podem causar outros problemas, como diabete e hipertensão arterial. Já os corantes podem provocar distúrbios de comportamento em crianças suscetíveis;

Ajuda na produção de colágeno: na verdade, seu consumo pouco interfere na produção de colágeno no organismo, já que a quantidade de colágeno contida em uma porção de gelatina é insignificante;

Gelatina diet ou light é melhor porque não engorda: mesmo que não tenha açúcar na composição, já é comprovado por pesquisas que os adoçantes artificiais também trazem grandes prejuízos para a saúde e podem induzir à obesidade e ao processo inflamatório, devendo ser consumido apenas por pessoas que realmente tenham restrição ao consumo do açúcar;

Gelatina emagrece: gelatina não emagrece. O consumo isolado da gelatina não faz emagrecer, pois ela não contém nenhuma substância responsável pela perda de peso. O que pode ser atribuído ao emagrecimento com relação à gelatina é a saciedade que o seu consumo proporciona.

A dica é consumir com moderação. Não precisa ser radical e cortar a gelatina do cardápio, mas consuma com moderação, intercalando com alimentos mais saudáveis ricos em vitaminas e nutrientes, que façam bem ao organismo. Aproveite e faça essa receita abaixo!

Gelatina de água de coco

Ingredientes:

2 folhas de gelatina incolor sem sabor

1 xícara (chá) de água

1 litro de água de coco natural

½ coco (“carne”) fresco ou seco cortado em cubinhos pequenos

Modo de preparo:

Corte as folhas da gelatina e coloque em um recipiente com água para hidratar, deixando cerca de quatro minutos. Retire o excesso de água da gelatina já hidratada, coloque em um recipiente e leve ao micro-ondas por 30 segundos, assim a gelatina ficará derretida e líquida. Coloque a água de coco no liquidificador, acrescente a gelatina derretida e bata por alguns segundos. Coloque em forminhas e adicione o coco em cubinhos. Agora é só gelar até ficar firme.

Depois de gelada, você terá uma gelatina natural, sem conservantes, corantes, açúcares, adoçante e zero colesterol! Vale lembrar que a água de coco é um isotônico natural (atua como um soro natural) que ajuda a hidratar. Que tal experimentar?

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