MELHORE OS SINTOMAS DAS ALERGIAS

Texto: Angela Miranda 
Fotos: Divulgação

iStock_000044846870_LargeNo Inverno, as temperaturas despencam e enfrentamos um frio danado. Mas esse não é todo o problema: ainda temos que lidar com as bruscas mudanças de clima, que acontecem ao longo de todo o dia! Nessas horas, os que sofrem com alergias respiratórias (bronquite, asma, rinite ou sinusite) são acometidos por vários sintomas. Só no Brasil, são mais de 16 milhões pessoas. Já imaginou isso?

Ainda bem que alguns alimentos podem amenizar as crises alérgicas! Segundo a nutricionista funcional, Dra. Juliana Uyeno, durante esses meses frios, há itens que, se incluídos na alimentação, ajudam na prevenção a tais doenças. Ainda, no inverno, a tendência é sentirmos mais vontade de comer, pois o gasto calórico sofre um pequeno aumento no processo de reaquecimento do corpo – e é na comida que encontramos a fonte principal de energia. Mas, lembre-se! Não é por isso que devemos partir diretamente para os tão deliciosos (e contrários à balança) carboidratos.

“O ideal é ter uma alimentação balanceada, com uma dieta rica em vitaminas e minerais. Nessa época do ano, a imunidade baixa, o que faz com que doenças respiratórias crônicas, como a asma e a rinite, piorem”, afirma a Dra. Juliana. Ela também ensina quais alimentos saudáveis podem suprir nossa necessidade energética e aumentar a imunidade.

Vitaminas A, C, D e E

Essas vitaminas encontradas, em diversos alimentos, agem de diferentes formas no corpo, principalmente, modulando a imunidade. “As vitaminas A e D podem ser encontradas nos ovos e manteiga; verduras e legumes amarelos e vermelhos também possuem bastante vitamina A, e a D também pode ser encontrada em determinados peixes, como o salmão e o arenque. Já o kiwi, a acerola, o limão, a laranja e a couve são excelentes exemplos de vitamina C”, diz a Dra. Juliana. “Vegetais folhosos, trigo e a gema do ovo são boas fontes de Vitamina E.”

Woman with handkerchiefÔmega 3

Linhaça, chia e peixes (como a sardinha) ajudam a diminuir as inflamações do aparelho respiratório.

Zinco e Selênio

Estes minerais podem ser encontrados em cereais integrais e nas oleagionosas – como a castanha do Pará, gérmen de trigo e a semente de girassol – e as carnes, em geral, são ricas em zinco. “O selênio é altamente antioxidante e o zinco é importante tanto para a síntese de células imunológicas como para sua ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos”, afirma a especialista.

 Água

“O ideal é beber por volta de 8 a 10 copos de água por dia. Além de manter o corpo hidratado, a água ajuda na prevenção de alergias respiratórias por ajudar a expelir o acúmulo de secreção dos brônquios, principalmente durante uma gripe forte”, ensina a Dra. Juliana.

Chá verde

“Além de acelerar o metabolismo de uma maneira geral, o chá verde possui uma substância que bloqueia a histamina e a imunoglobulina, que são os agentes causadores dos desconfortos alérgicos. E, com o bloqueio dessa produção, os sintomas diminuem”, prossegue a nutricionista. Segundo a Dra. Juliana, as sopas magras – ricas em legumes e vegetais – são ótimas aliadas da fome no Inverno. “Mas deixem de lado os pãezinhos e torradinhas que acompanham as sopas”, alerta. “Chás naturais e frutas também são um ótimo lanche para quando a fome apertar. O gengibre é um ótimo antioxidante, rico em vitamina C, e pode ser consumido cru, em forma de chá, refogado e até adicionado a sucos. Outra ótima forma de diminuir a compulsão por carboidratos e doces é o consumo da canela. Ela também facilita a digestão e é termogênica, auxiliando no emagrecimento”, aconselha.

Aveia

A aveia em flocos (e principalmente, o farelo de aveia) são ricos em um tipo de fibra chamada beta glucana, que estimula anticorpos e outros componentes que participam de nossa resposta imune frente aos vírus, bactérias e outros invasores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *