Por Juliana Mel
Fotos: Shutterstock.com
Quem quer emagrecer, via de regra, adota táticas bem conhecidas: retirar os carboidratos do cardápio ou investir em uma dieta com ênfase em proteína são dois dos procedimentos mais comuns. Porém, seja para perder peso ou para se prevenir contra doenças como hipercolesterolemia, diabetes, obstipação e diverticulose do cólon, uma boa pedida é priorizar as fibras em sua dieta.
“As fibras saciam mais do que os alimentos refinados e, com isto, a tendência é ingerir menos calorias”, conta-nos a professora do curso de Nutrição da FASM, Paula Macedo. “O estômago produz o retardo em seu esvaziamento e uma distensão gástrica.” A especialista ainda nos lembra que os movimentos intestinais também são beneficiados pelas fibras no processo de digestão. “No intestino delgado, a fibra solúvel atrai moléculas como o colesterol e glicose”, diz Paula. A seguir, confira dez dicas da especialista para quem quer acrescentar mais fibras à sua dieta diária:
- Tente comer vegetais e frutas cruas, inclusive a casca, quando adequado. O cozimento reduz o teor de fibras. Sementes comestíveis de frutas e hortaliças também podem ser consumidas;
- Adapte-se gradualmente a uma dieta rica em fibras e aumente o volume de água tomada durante o dia;
As outras dicas você encontra na Revista Bem Mulher 09