Procure substituições e técnicas para continuar saboreando os seus pratos favoritos

Por: Letícia Ferreira      Edição de vídeo: Jefferson John

Todo mundo tem um prato preferido, aquele que além de ser delicioso comer, também é ótimo preparar! Com o decorrer da vida, algumas pessoas se adaptam a outras filosofias, e isso atinge também a saúde e escolhes como: o que comer?

No caso da dieta vegana, ao conhecer as técnicas e substituições adequadas de ingredientes, você tem condições de desfrutar de suas refeições favoritas com adaptações dos ingredientes das receitas de forma saudável e equilibrada.

Legumes, verduras, diversos tipos de proteínas, incluindo a de soja texturizada e glúten (seitan) são alguns dos itens usados nessa missão, além de  muita criatividade para tornar as refeições sempre saborosas e nutritivas.

E o Namu Cursos preparou mais uma novidade para os veganos: a chef e professora de culinária saudável e vegana, Luna Passeri, ensina a montar um menu completo sem nenhum ingrediente de origem animal. São mais de 40 receitas:

  • Café da manhã, com opções nutritivas cheias de fibras e proteínas;
  • Conservação e higienização de folhas;
  • Dicas de molhos para compor o cardápio do almoço;
  • Entradas variadas incluindo opções sem glúten;
  • Pratos típicos da culinária brasileira;
  • Opções de sobremesas e lanches também totalmente veganos.

Brigadeiro vegano

Ingredientes

  • Um fio de óleo
  • 100 gramas de amêndoas
  • 200 gramas de biomassa
  • 50 mililitros de água
  • 100 gramas de açúcar demerara orgânico
  • 50 gramas de cacau em pó
  • baunilha a gosto

 Modo de preparo

  • Bata as amêndoas com a biomassa no liquidificador até ficar homogêneo. Coloque a água se necessário.
  • Esquente o óleo na panela e acrescente a mistura de biomassa com amêndoas, o açúcar, o cacau e a baunilha.
  • Mexa até desgrudar da panela em fogo baixo.
  • Enrole no cacau ou no granulado. Se preferir, sirva em copinhos.

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