alimentação e saúde

Conheça os profissionais que cuidam da nossa alimentação e saúde

Por: Letícia Ferreira      Foto: Divulgação

Nós estamos sempre antenadas nas diversas dicas, dietas e sugestões que trazem uma melhora para a saúde e beleza do nosso corpo. Para saber o que realmente funciona e atende as nossas necessidades, é preciso um acompanhamento especializado.

Agora chegamos na dúvida: Qual profissional procurar? Qual a diferença entre cada um deles? Qual a melhor escolha no meu caso? Para acabar com essas dúvidas, colocamos abaixo a diferença entre os endocrinologistas, nutrólogos e nutricionistas.

As definições são guiadas são da doutora Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia. Conheça cada um dos profissionais que cuidam da alimentação e saúde do corpo:

Endocrinologista

O endocrinologista é o profissional graduado em Medicina com residência na área e é especialmente treinado para reconhecer e tratar qualquer problema hormonal, ajudando a restabelecer o equilíbrio natural do organismo e proporcionando saúde e qualidade de vida aos pacientes. Alguns endocrinologistas também trabalham com pesquisas, para desvendar os segredos do funcionamento das glândulas, e desenvolvem novas medicações e tratamentos para os distúrbios hormonais. Este profissional está apto a diagnosticar patologias, solicitar exames e receitar medicamentos.

O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções do corpo, e, portanto, as alterações hormonais podem provocar as mais variadas doenças, envolvendo o organismo como um todo. Logo, o endocrinologista interage com diversas outras especialidades, destacando-se principalmente a Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Gastroenterologia, Neurologia, Reumatologia e Cardiologia.

Nutrólogo

O profissional de nutrologia é aquele formado em medicina e posterior especialização na área de nutrição. Essa formação possibilita, além do diagnóstico das deficiências e excessos no organismo, receitar medicamentos.

Nutricionista

O nutricionista é o profissional formado em nutrição, que também faz a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças ligadas ao comportamento alimentar. O nutricionista não receita medicamentos, mas é dele a função de prescrição dietética, ou seja, montar os cardápios corretos para cada metabolismo. Dra. Carolina esclarece que tanto o médico, quanto o nutricionista estão aptos a classificar seu quadro nutricional

Vale ficar atento as atribuições de cada um, e como cada profissional lida com a presença do outro para que esta combinação seja totalmente benéfica ao paciente.  “O mais importante é procurar fazer um tratamento em equipe, multidisciplinar. Bons profissionais trabalham em conjunto, complementando seus conhecimentos” complementa Carolina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here