Quando pensamos em emagrecer, logo relacionamos isso à perda de peso. Então, começamos uma dieta mais balanceada, aliada à prática de exercícios físicos regulares. Passado um tempo, apesar de sentirmos nossas roupas mais largas, a balança não mostra diferença alguma. Isso acontece porque, diferentemente do que muitos imaginam, “emagrecer” e “perder peso” não significam a mesma coisa.
A perda de peso está diretamente relacionada à diminuição da massa corporal, ou seja: contabiliza tudo o que você perde. Assim, podemos ver os números da balança cada vez mais baixos. Já o emagrecimento está relacionado apenas à redução de qualquer quantidade de gordura corporal. Portanto, o mais saudável é “emagrecer” ao invés de “perder peso”, uma vez que é a quantidade de gordura em excesso que traz vários riscos de problemas de saúde, juntamente com um grande desconforto estético.
Para reduzir medidas e emagrecer de forma saudável, é essencial mudar a alimentação e praticar exercícios, principalmente os aeróbios, combinados com atividades que desenvolvam o trabalho muscular para fortalecer a musculatura. E acima de tudo, não perder massa muscular.
Na pressa de emagrecer, muitas pessoas passam longos períodos sem se alimentar e começam a não ingerir certos nutrientes que são fundamentais para o ganho de massa muscular e para a perda de peso equilibrada. Estudos apontam que pessoas que buscam reduzir medidas apenas à base de dietas chegam a ter 50% da redução do peso vinda da perda de massa muscular.
A fonte de energia para o treinamento deve vir da alimentação, ou até de um suplemento com quantidades pré-estabelecidas de carboidratos e proteínas. Sem uma orientação nutricional e acompanhamento médico adequado, o organismo passa a usar a massa muscular como fonte energética, prejudicando o desempenho durante os exercícios e aumentando as chances de lesões. Não adianta emagrecer sem se manter saudável.
Nossa Muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!
Nossa muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns viu!