Quando entramos em uma dieta, é comum trocarmos os alimentos industrializados convencionais por suas versões “aparentemente” mais saudáveis – os produtos diet, light e zero. Porém, você saberia dizer qual é a diferença entre esses três grupos (e o que os diferencia dos alimentos comuns?). Os da categoria light, por exemplo, apresentam uma diminuição de 25% de determinado componente em relação à versão normal, podendo ser calorias, açúcares, gorduras, sódio ou outros nutrientes.

Já os produtos diet (ou dietéticos) são recomendados àqueles que possuem algum tipo de restrição – como, por exemplo, os diabéticos. Geralmente são isentos de açúcar. Devido a isso, na fabricação do chocolate, por exemplo, é utilizada mais gordura do que na versão normal, para que a textura seja alcançada. Logo, muitas vezes, os dietéticos apresentam maior valor calórico do que os comuns.

Por fim, temos o termo mais recente estampado nas embalagens: o “zero”, que não apresenta algum nutriente encontrado na versão normal. Se o elemento cortado foi o açúcar, por exemplo, o produto poderá ser consumido pela mesma pessoa que faz uso dos diets. Fique atenta!

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA