academia

Dicas para otimizar o seu treino na esteira

Por: Letícia Ferreira      Foto: Shutterstock.com

Seja para caminhar ou correr, a esteira é o equipamento mais usado nas academias para exercícios aeróbicos. Mas você sabia que pode otimizar o seu treino para obter resultados mais eficazes na perda de peso e gordura?

O segredo é alternar a velocidade e a inclinação! “O praticante pode aumentar suas chances de sucesso na perda de gordura se variar a velocidade da esteira de maneira controlada. Desta forma, a energia gasta no exercício será maior e o metabolismo será estimulado, obtendo um resultado de emagrecimento mais eficaz do que se ele tivesse mantido uma única velocidade de caminhada ou corrida”, explica Rubmar Oliveira, professor da Smart Fit.

O professor da Smart Fit separou duas dicas muito importantes! Anote e pratique:

  • Alterne o treino da seguinte forma: 5 minutos a uma velocidade moderada e 1 minuto em velocidade acelerada, até completar 40 minutos. A velocidade de cada série vai depender do nível de condicionamento de cada pessoa. O importante é que a velocidade maior seja a máxima que o praticante conseguir.
  • Para quem quer queimar mais calorias, utilize os níveis de inclinação do equipamento. Se o aluno aumentar a elevação durante a caminhada ou a corrida, vai aumentar em 60% o consumo de calorias. Caso a pessoa não aguente fazer o exercício inteiro com a esteira inclinada, ela pode alternar com o piso reto, trocando a cada 5 minutos.

Lembre-se: Todas as mudanças devem ser feitas gradativamente, com calma e com tempo para não sobrecarregar os músculos, ligamentos e articulações, além disso, o praticante deve fazer alongamento regularmente, o que vai facilitar a sua movimentação durante a atividade e ajudar na recuperação pós-treino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here