BIOIMPEDÂNCIA

Conheça o método não invasivo que permite você otimizar sua dieta e exercícios

0

Texto: Tatiana Rudigher
Foto: Divulgação 

A maioria das mulheres acha que o ponteiro da balança também mede a sua saúde e não é bem assim. Para ter uma noção geral e detalhada de tudo o que compõe o nosso corpo, é necessário lançar mão de métodos tecnológicos, como a bioimpedância.

De acordo com especialistas, a bioimpedância é utilizada para medir a composição corpórea e não apresenta apenas o peso total do corpo. O exame detalha o peso e porcentagem de tudo o que compõe: gordura, músculos, água corpórea e peso total.

12166347_916150398475182_1689007508_n

Além disso, o método se baseia no resultado dos números e porcentagens para fornecer o Índice de Massa Corporal (IMC), que mede o peso ideal, e a Taxa Metabólica Basal (TMB), que mede a quantidade de calorias que o corpo gasta para funcionar.

Se basear no número da balança para planejar o corpo desejado é errado, pois ela pesa o corpo como um todo: órgãos, fluídos, ossos, músculos, água, gordura e pele. Então, nem sempre quer dizer que você perdeu gordura (emagreceu) quando o ponteiro da balança indica alguns quilinhos a menos, pode ser perda de líquido, músculo, etc. Já com o método moderno, é possível “esculpir” o corpo com o índice ideal de gordura e músculos e alcançar suas metas de acordo com o seu planejamento.

Novo exame

O exame é realizado com dois pares de eletrodos adesivos sendo colocados na mão e no pé direito do paciente, onde ocorre a passagem de uma corrente elétrica. O procedimento não proporciona dores e é realizado em poucos minutos.

Outro exame é por meio de uma balança especial. Ela possui marcações para você alinhar seus pés nos dois sensores e suas mãos sobre os dois sensores laterais. Em seguida você deve informar a sua altura e a sua faixa etária, para que assim possa iniciar o cálculo das medidas.

Cuidado! Mesmo sendo um método não invasivo, a contraindicação do exame de bioimpedância é para gestantes e pessoas que possuam marca-passo. Novo exame, nova força de vontade para cuidar da saúde!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here