Texto: Tatiana Rudigher
Foto: Divulgação

O mundo sem cores… Já imaginou? No mínimo, sem graça. Ou até pior, triste! Não precisa ser uma mulher ‘expert’ no tema para saber que as cores transmitem sensações e emoções. Elas influenciam a todo instante sem se quer perceber.

Utilizadas na decoração de ambientes ou cartazes de propaganda, as cores são capazes de ressaltar algo ou camuflar alguma outra coisa que você nem imagina. Cada uma nos influencia de uma maneira diferente e é por essa capacidade que podemos nos beneficiar delas para alcançarmos uma vida mais equilibrada, saudável e harmoniosa.

De acordo com especialistas, a cromoterapia é um tratamento que utiliza a energia luminosa e suas cores para restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional. Partindo desse princípio, utilizam-se luzes de cores específicas para equilibrar a energia vital do corpo e atingir a causa desses desequilíbrios, não só os sintomas.

Naturalmente não nos programamos para dormir quando está escuro e iniciamos nossas funções quando há luz? Realmente a luz afeta o nosso organismo e a cromoterapia usa dessa estratégia para curar males específicos. Confira abaixo as cores e os benefícios:

Respectivos efeitos

São as cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, branco e violeta.

Vermelho – Ativa o sistema circulatório. Estimula o processo de aprendizagem e concentração; aumenta a força de vontade e a constância. Ideal para lutar contra o cansaço do corpo.

Laranja – Útil para esgotamento nervoso. Levanta o espírito e deixa uma sensação de euforia. Faz querer levantar e se movimentar.

Amarelo – Relaxa os músculos e reduz o excesso de preocupação. Ajuda em situações em que se está pessimista ou insatisfeito.

Verde Regenera as células do corpo, relaxa os músculos e alivia a vista cansada. Alivia as tensões e agressões, e renova o otimismo. Esta cor é indicada para aliviar a dor, ou pode ser usada para acalmar dores.

Azul Dá uma sensação de relaxamento e serenidade. Ajuda a superar medos. Ajuda a recuperar do cansaço e faz outras terapias surtirem maior efeito, como a massagem, que será mais eficaz.

VioletaDesintoxica o corpo, apoiando a expulsão de toxinas e melhora o fluxo de oxigênio para as células. Estimula a atividade cerebral, pois estimula o fluxo sanguíneo para o cérebro, ativando a intuição e a inspiração.

BrancoFortalece o sistema imunológico. Produz um estado de energia positiva e bom humor.

Como esse tipo de terapia funciona? 

São aproximadamente dez sessões com uma hora cada, na qual o cromoterapeuta manuseia lâmpadas comuns (mas podem ser usados outros recursos com luzes) alguns centímetros de distância do local afetado no corpo do paciente. Essas luzes agem nos campos de força do corpo, conhecidos como chacras. Durante os movimentos do cromoterapeuta, o paciente também visualiza as cores, o que intensifica o efeito curativo do procedimento. Rumo ao arco-íris! E não vai ser pelo pote de ouro…

Veja também