AERÓBICO OU MUSCULAÇÃO? EIS A QUESTÃO!

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Foto: (ShutterStock.com)

Saiba qual a diferença entre as duas modalidades!

Quando o assunto é exercício, sempre surge essa dúvida: afinal, é melhor praticar um treino aeróbico ou musculação? O que dá mais resultados? Segundo Thiago Moreira, especialista da Smart Fit, ambas atividades são excelentes e importantes. O que muda, é apenas a forma de colocá-las em prática.

De acordo com o orientador físico, se o aluno está treinando com o desejo de ganhar massa muscular e a queima de calorias será somente uma consequência disso, a recomendação é realizar a musculação antes do treino aeróbico. “Se você realizar um treino cardiovascular primeiro, pode acabar com boa parte da reserva de energia que será usada pelos músculos, posteriormente na musculação”, explica. Já se o objetivo principal for o emagrecimento e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, é importante praticar primeiro o exercício aeróbico.

“Para que o praticante obtenha a sua máxima performance no treino, ele precisa estar com os estoques de energia elevados desde o início, para que consiga aumentar a intensidade do treinamento e, consequentemente, o gasto calórico. Por isso, ele deve priorizar o treino que vai lhe trazer o resultado do seu objetivo principal”, completa o profissional.

O especialista ainda explica que, o exercício cardiovascular, naturalmente vai gerar mais gasto energético, que pode vir dos músculos. Por isso, o aluno que já treina há bastante tempo e que está em busca de hipertrofia muscular, a recomendação é dar um intervalo de 6 a 24 horas, entre as duas modalidades. Outra dica do professor é realizar o treino HIIT, pois ele demanda menos tempo e, assim, tem menos chance de diminuir os efeitos deletérios do treino aeróbico no aumento da força e massa muscular.

Thiago finaliza explicando que é importante ter em mente, que, mesmo para quem deseja apenas emagrecer, se faz necessário conciliar aeróbico com musculação. “Se engana quem pensa que para queimar gordura é preciso focar somente em exercícios aeróbicos. A massa muscular no corpo faz com que o metabolismo acelere e, consequentemente aumente o gasto calórico. Desta forma, para quem quer emagrecer, o ideal é realizar um treino aeróbio e, em seguida, o treino de musculação”, sugere.

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