4 RAZÕES PARA VOCÊ MEDITAR NO TRABALHO

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Foto: (ShutterStock.com)

Saiba quais são os benefícios que a prática pode te trazer no dia a dia!

Você sabia que a meditação pode ajudar bastante seu desempenho no trabalho? Para uma vida corrida, a prática milenar pode ser um excelente remédio para vários malefícios do corpo e da mente.

E um livro que fala bastante sobre a técnica é a obra “Cérebro e Meditação”, da Editora Alaúde, que retrata os diálogos entre o monge francês Matthieu Ricard – considerado o homem mais feliz do mundo, segundo pesquisadores da Universidade de Wisconsin – e o neurocientista Wolf Singer, diretor do Instituto Max Planck de Pesquisa do Cérebro (Alemanha), considerado um dos maiores especialistas do cérebro humano, autor de mais de mais de 400 artigos científicos sobre neurociência.

Para ilustrar através de exemplos práticos retirados do livro, para que você comece incorporar a mediação imediatamente no seu dia a dia, separamos 4 exemplos práticos de como meditar pode ser um ótimo aliado da sua rotina, confira:

Aumenta o grau de concentração

Relatório para terminar, reunião para acompanhar, projeto para desenvolver e concentração nula. A prática da meditação ajuda a se concentrar em um objetivo específico, criando um fluxo de atenção e aqueles que meditam podem manter a sua atenção durante períodos relativamente longos, conta o monge Mathieu Ricard.

Melhor o relacionamento interpessoal

Sabe aquela pessoa estourada, o famoso pavio curto? Os adeptos da prática budista desconhecem essas atitudes, isso porque eles desenvolvem o autoconhecimento e a meditação aumenta a sensibilidade em relação ao outro. Ainda de acordo com o estudo feito pelo Instituto Max-Planck na Alemanha, dirigido por Wolf Singer, os “burn-outs” são um resultado do desgaste emocional causado pela “fadiga da empatia”.

Aumenta a criatividade e produtividade

Checar o e-mail e Whatsapp a cada cinco minutos consome seu tempo, não?! A concentração ganhada durante a meditação vai aumentar não apenas a sua produtividade no escritório como também a criatividade, já que você não interromperá o processo criativo com facilidade. Ou seja, tudo terá sua hora certa para fazer.

Reduz a ansiedade

A preocupação com o futuro e o próximo passo pode tornar a rotina no mínimo estressante, por isso, a prática ajuda o indivíduo a se concentrar no hoje. Para Mathieu Ricard, passamos um tempo considerável sendo vítimas de pensamentos insuportáveis, da ansiedade e da raiva (…) achamos mais fácil considerar que esse caos é “normal”, que a “natureza humana é assim”.

 

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