Nutricionista Adriana Stavro traz benefícios da planta Sabugueiro

Nutricionista Adriana Stavro traz benefícios dessa planta incrível de sabor medicinal

Foto Shutterstock.com (por unpict)

Problemas respiratórios frequentes no inverno são muitas vezes tratados com medicamentos antivirais de venda livre. Devido a preocupações com a segurança e eficácia, há uma demanda por uma solução alternativa. Neste sentido o sabugueiro (Sambucus Canadensis) tem sido usado para tratar sintomas de gripes, resfriados, tosse e coriza.

Em um estudo australiano com 312 viajantes aéreos mostrou que os que tomavam extrato de sabugueiro eram menos propensos a resfriados e apresentavam sintomas mais leves quando comparados ao grupo placebo (TIRALONGO et al., 2016).

Em uma análise com 180 participantes que usavam suplementação de sabugueiro, os resultados mostraram uma melhora substancial dos sintomas respiratórios superiores quando comparado aos indivíduos que não usavam a suplementação (HAWKINS et al., 2019). Weng et al. (2019) estudaram a atividade antiviral do extrato etanólico de Sambucus e alguns constituintes do ácido fenólico presente no sabugueiro. Os resultados revelaram forte potencial antiviral.

Esses achados apresentam as flores secas do sabugueiro como uma alternativa ao uso de medicamentos de venda livre para sintomas respiratórios superiores, devido a infecções virais comuns (tosse, coriza, gripes, resfriados, com sintomas leves).

Um concentrado caseiro de sabugueiro e especiarias, pode ser usado como um tipo de leite quente para aliviar os sintomas.

Receita

Concentrado caseiro

· 1 xícara de chá de água fervente
· 3 colheres de chá (4g) de flores secas (infusão por cinco minutos)
· 1 colher de sopa de mel
· 1 colher de café de canela
· 1 colher de café de pimenta da Jamaica

Coe e misture com duas colheres de sopa de conhaque para conservar (não permitido para menores de 18 anos). Beba uma colher de sopa três vezes ao dia.

Chá de Flores Secas – Infusão

· 1 xícara de chá de água fervente
· 2 colheres de chá (3g) de flores secas
· Infusão por cerca de cinco minutos antes de coar
· Beber imediatamente

Pode ser consumido até cinco xícaras de chá ao longo do dia até a recuperação.

Usos

· O chá (infusão) de flores é usado para diminuir a febre provocado por sudorese. O chá deve ser bebido o mais quente possível.
· Uma infusão fria é tradicionalmente usada como gargarejo para dor de garganta.
· Pode ser usado para tratar gripes e resfriados


Precauções
O uso de caules, frutas verdes e folhas deve ser evitado