A mudança de hábito é necessária, tanto quanto a alteração alimentar
Por: Letícia Ferreira Foto: Shutterstock.com
“Vou começar uma dieta”. Uma frase comum na vida da maior parte da população. Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira está acima do peso, e um em cada cinco brasileiros está obeso.
Seja por estética ou qualidade de vida, muitos começam uma dieta com o objetivo de emagrecer, mas não conseguem mantê-la. E vários são os motivos, mas a queixa principal é: não consigo ver resultados.
Cada organismo é único, assim como as suas necessidades. Sob o olhar da nutrição funcional, doutora Daniela Mensinger, do Instituto RV, cada indivíduo tem necessidades alimentares e metabolismos diferentes, ou seja: “A dieta que funciona para um, não vai, necessariamente, funcionar para outro. É preciso avaliar características genéticas e bioquímicas individuais”.
A mudança de hábito é necessária, tanto quanto a alteração alimentar! Diversos fatores podem impactar negativamente na sua dieta. Uma noite de sono mal dormida, por exemplo, atrapalha muito seu processo. “As pessoas hoje em dia se preocupam muito em contar as calorias, mas se esquecem de observar a qualidade nutricional do alimento, sua carga glicêmica. O segredo está na mudança de hábitos, e não na dieta em si”, finaliza a Dra Daniela Mensinger.
Com base nisso, a nutricionista separou algumas atitudes vilãs que podem estar boicotando o seu processo de emagrecimento. Confira:
1) Substituições inadequadas – Evite trocas do tipo: frutas por barra de cereal, refeições por shakes, sucos naturais por sucos de caixinha, e assim por diante. Apesar da praticidade, isso compromete demais o seu processo de emagrecimento.
2) Abusar de adoçantes – Segundo a nutricionista, eles podem ser um facilitador da absorção de carboidratos. Quanto mais açúcar absorvido, maior a liberação de insulina, que amenta a gordura no tecido adiposo.
3) Continuar consumindo embutidos – Embutidos são extremamente cheios de sódio, corantes e conservantes, consequentemente, prejudiciais para a saúde.
4) Consumir industrializados light e diet: Para retirar ou reduzir um componente, sempre adiciona outro, como por exemplo, retirando o açúcar ou a gordura, adiciona sódio, que é tão prejudicial para sua saúde e dieta quanto os outros componentes. Portanto, evite.
5) Substituir arroz e feijão por torradas e pães: As pessoas evitam comer arroz e feijão no almoço, por exemplo, mas optam por adicionar torradas ou pães no café da manhã e em lanches intermediários. Mesmo os que se dizem integrais, na maioria das vezes não o são, e possuem uma alta carga glicêmica. Então, não é uma substituição muito inteligente, finaliza a nutricionista.