Este alimento, aliado a uma alimentação equilibrada, pode impulsionar o seu treino
Por: Redação Foto: Shutterstock.com
Os adeptos a treinos possuem uma rotina pré e pós os exercícios físicos, para melhorar o desempenho e impulsionar ainda mais os resultados. Algumas pessoas incluem montar uma playlist perfeita, fazer alongamentos antes das atividades, usar uma roupa específica para cada treino ou a seleção de alimentos para impulsionar mais o treino.
Hoje, trouxemos algo que merece ser incluído nessa rotina: suco de beterraba! Segundo um estudo publicado no American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology, esse vegetal contém diversos nutrientes e oferece benefícios ótimos para a nossa saúde.
Veja quatro maneiras de como a beterraba pode ajudar a melhorar o treino:
1. Ela pode ajudar os músculos a obter oxigênio mais rápido
O estudo mostra que o suco de beterraba diminui o esforço que o coração precisa fazer para levar sangue e oxigênio até os músculos durante os exercícios físicos. “Isso acontece porque a beterraba é uma excelente fonte de nitratos naturais, que o corpo converte em óxido nítrico, um composto que dilata os vasos sanguíneos e ajuda a diminuir a pressão arterial. Isso significa que você pode treinar pesado por mais tempo sem sentir fadiga”, explica Patricia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.
2. Pode dar uma “forcinha” a mais
Os fãs de exercícios cardiovasculares não são os únicos atletas que deveriam se aproximar da beterraba. “Ao aumentar o fluxo sanguíneo dirigido para os músculos trabalhados, os nitratos da beterraba podem ajudar as pessoas que fazem musculação a conseguir o “inchaço” muscular desejado durante o treino”, conta Patrícia Ruffo.
3. Melhora a eficiência de sua oxigenação
Os nitratos da beterraba diminuem o volume de oxigênio necessário para realizar uma atividade física. Isso requer menos esforço do sistema cardiorrespiratório para fornecer oxigênio aos músculos durante a atividade física. Portanto, com a beterraba é possível reduzir de 1 a 2% o tempo de corrida de 5 quilômetros.
4. Pode ajudar a acelerar a recuperação no pós-treino
Os pigmentos naturais responsáveis pela cor da beterraba, chamados betacianina, têm uma poderosa atividade anti-inflamatória e antioxidante. E em 2016, um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology mostrou que a beterraba ajuda a diminuir a dor muscular e acelera a recuperação de atletas após um circuito de exercícios intensos de salto.