10 dicas para mudança alimentar

Vamos celebrar o Dia da Saúde e Nutrição com uma mudança significativa

Por: Letícia Ferreira   Foto: Shutterstock.com

Para a comemoração do Dia da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março, a Coordenadora de Nutrição do Hospital Evangélico de Sorocaba, Bruna Paccola, aproveitou o mês das mulheres para preparar uma lista com 10 dicas simples, para que a gente consiga seguir uma dieta balanceada.

Mas já está desistindo e dizendo que não consegue? Garanto que vai se surpreender com essas dicas práticas e rápidas que podem nos poupar de muitas doenças e complicações futuras!

  1. Confira os rótulos das embalagens

Preste atenção na quantidade de açúcares existente nos produtos. Ingredientes que tiverem o sufixo “ose” fazem parte desse grupo de energéticos.  Se o ingrediente aparecer no início da lista, significa que está entre os de maior quantidade no alimento.

  1. Não pule as refeições

Ao pular refeições, você está colocando seu corpo em posição defensiva, parando o processo de queima de gordura. Isto é um problema para quem deseja perder peso. O indicado é fazer de cinco a seis refeições, por dia.

  1. Opte pela proteína

No caso de não ter tempo para almoçar no trabalho, prepare a refeição em casa e leve pronta para a empresa. A melhor opção é uma salada com carne magra ou ovos e grãos.

  1. Beba bastante líquido

A desidratação pode afetar o humor, a concentração e descarregar as energias. O ideal é consumir de seis a oito copos de água, por dia.

  1. Consuma mais fibras

O consumo de fibras simultaneamente à ingestão adequada de líquidos, especialmente a água, previne a constipação, favorece um melhor controle da glicemia e do colesterol e reduz o risco de tumores. Alimentos, como arroz e pão integral, aveia, granola, verduras, legumes e frutas com casca são ótimas opções.

  1. Prepare e congele suas refeições

Prepare comidas saudáveis, como: sopas, panqueca de frango integral, escondidinho de batata doce com frango ou carne moída e congele. Esta é uma ótima maneira de garantir que você terá refeições nutritivas em casa, sempre que a fome bater.

7. Reduza a cafeína

Pequenas quantidades de cafeína dão um impulso de energia temporário, mas, em excesso, podem fazê-la sentir-se irritada e ter noites de sono mal dormidas. Tome, no máximo, de três a quatro xícaras de café, por dia.

8. Prefira gorduras saudáveis

São essenciais, pois atuam na produção de hormônios que ajudam a lidar com o estresse. Alimentos integrais, abacate, azeitonas, ovos e sementes de chia são grandes fontes desse tipo de alimento.

9. Escolha o lanche certo

Um lanche preenche o espaço entre as refeições e ajuda a manter a energia necessária, ao longo do dia. Opte por um mix de carboidrato, proteína e gordura saudável, pois irão desacelerar sua digestão e você ficará satisfeita por mais tempo. O ideal é não ficar em jejum por períodos muito longos. Coma de três em três horas.

10. Faça uma alimentação colorida

Dê preferência ao consumo de alimentos com diferentes cores, como: frutas e vegetais. Isso garantirá a ingestão de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o organismo. Quanto mais colorido estiver o seu prato, melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *