Texto: Laura Devereaux Fotos: Divulgação
A má circulação pode não incomodar suas pernas agora, mas saiba: em alguns anos será
inevitável o surgimento de varizes. Além de serem antiestéticas, podem causar muitas dores. Por essa razão, atualmente existem diversos tratamentos que prometem combater os vasinhos indesejados. Mas recentemente, um dos métodos que prevê melhores resultados desperta atenção. E não é caseiro!
O tratamento de microvarizes — aquelas geralmente menores do que 1 mm de diâmetro e que permanecem dentro da camada da pele com aparência arroxeada — ganhou um reforço. Trata-se da técnica ClaCs, tratamento que une o uso de laser transdérmico, escleroterapia (injeção de glicose) e resfriador de pele guiado pelo uso de equipamento de realidade aumentada. “É um procedimento inovador que combina técnicas e minimiza riscos de manchas e reações alérgicas, por isso vem sendo bem aceito entre médicos”, explica a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, médica do corpo clínico do Hospital Albert Einstein.
A médica explica que o procedimento utiliza laser não-invasivo e injeções de glicose para aumentar eficácia do tratamento e reduzir os efeitos colaterais. “Com o método combinado, o laser pode ser aplicado com energia mais baixa (o que diminui a dor no tratamento) emitindo pulsos de luz que penetram no corpo do paciente e são absorvidos pelo sangue – agindo nas varizes sem causar dano à pele”, explica. Logo em seguida, a glicose é aplicada nos mesmos locais onde foi realizado o laser, potencializando seu efeito e secando as varizes.
Sendo assim, o método reduz a quantidade de sessões. “No geral, apenas três sessões são suficientes para resolver o quadro, com melhora significativa”, comenta a médica. Segundo Dra. Aline, essa técnica permite o tratamento de veias um pouco mais calibrosas (que habitualmente seriam tratadas com microcirurgia) e dos vasinhos, geralmente com resultados mais rápidos e com a grande vantagem de ter chance “zero” de alergia, menor taxa de manchas e de complicações.
Onde fazer: http://www.varizes.med.br