Descubra como a vida pessoal e vida profissional não ser um problema

Para que a vida pessoal e vida profissional não seja um problema, a fisiologista Debora Garcia dá três dicas

Com a chegada da pandemia de Covid-19 e com a popularização do trabalho remoto, muitas pessoas têm tido dificuldades para administrar sua rotina. Isso porque conciliar a vida pessoal e a vida profissional é um grande desafio.

De acordo com a fisiologista Debora Garcia, até mesmo os profissionais que trabalham de forma presencial enfrentam problemas quanto ao equilíbrio entre a vida pessoal e a rotina profissional. “A realidade é agitada para boa parte dos indivíduos e, por isso, a relação saudável entre o que é pessoal e entre o que é profissional se torna complexa”, aponta.

Entretanto, conforme a especialista explica, saber equilibrar esses dois aspectos é fundamental para garantir qualidade de vida às pessoas. “A saúde física e a saúde mental dos indivíduos dependem de diversos fatores cotidianos. Por isso, é importante que as pessoas estejam atentas aos excessos”, ressalta.

Para poder conciliar a vida pessoal e profissional Garcia traz três orientações. Veja abaixo e coloque em prática: 

Atenta ao seu planejamento 

A desorganização é o ingrediente do desastre para quem deseja conciliar a vida pessoal e a vida profissional. Para que tudo saia conforme o planejado, comece sua semana ou seus dias com uma lista de afazeres. Anote no papel – ou em seu celular – todas as tarefas que devem ser realizadas em um determinado período de tempo.

“Uma dica que sempre faço questão de ressaltar é: não coloque em sua lista atividades muito complexas em um mesmo dia, já que é provável que você não vá conseguir realizar todas. O que você deve fazer, na verdade, é dividir a tarefa em subtarefas, para que, com o passar do tempo, consiga perceber sua evolução. Estabelecer metas inalcançáveis é extremamente prejudicial para a saúde e para o equilíbrio”, explica Garcia. 

Gerencie o seu tempo 

O gerenciamento do tempo é, provavelmente, a orientação mais importante para quem deseja conciliar a vida pessoal com a vida profissional. Nesse caso, é fundamental que você pare e pense se todas as suas atividades podem, de fato, ser realizadas em um determinado período. Caso a resposta seja positiva, é essencial que você se organize e estipule o tempo que levará para completar cada uma das tarefas.

“É preciso ser realista com o número de tarefas que consegue realizar em um dia e o tempo necessário para a realização de cada atividade. Muitas vezes, o desgaste vem de colocar na agenda mais coisas do que você dá conta de fazer com qualidade. Afinal, o tempo é um recurso precioso, mas limitado e ter tempo para a vida pessoal e para a profissional tem que ser algo natural”, aponta a especialista.

Se Divertir e/ou descansar

Por fim, Garcia aponta que, para conciliar a vida pessoal com a vida profissional, o indivíduo não deve se sentir culpado por se divertir e/ou por descansar.

“Algumas pessoas se dedicam tanto ao trabalho que se sentem mal por serem improdutivas em algum momento. E o que a maioria não sabe é que ter pausas, consumir outros assuntos, criar um hobby e ter contato com outras pessoas, além de descontrair e melhorar o bem-estar, pode aumentar a produtividade no trabalho. O equilíbrio é fundamental e, por isso, você deve dividir seu tempo entre trabalhar, se divertir e, é claro, descansar”, finaliza a fisiologista.

Debora Garcia é fisiologista, palestrante, professora de meditação, escritora e mentora. Atua no mercado corporativo e para autogestão pessoal. Formada em Educação Física pela Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), atua na área da educação corporal há mais de 14 anos.