Texto: Redação
Foto: Divulgação
Ela faz parte da moldura do rosto. Uma sobrancelha bem feita deixa o olhar marcante e uma expressão mais leve. Mas, quando um ou dois fios são tirados no lugar errado, as falhas podem demorar a desaparecer e a produção, mesmo com maquiagem, ficar afetada.
Para nunca mais errar, a designer de sobrancelhas do Fit Body Pilates Spa & Estética, Joyce de Oliveira, separou seis dicas infalíveis.
Procure um profissional
Fazer a sobrancelha em casa não é uma boa escolha. Um ou dois pelos removidos do lugar errado vão deixar falhas e até mudar a expressão do seu rosto. Essa dica vale especialmente para pessoas que vão tirar a sobrancelha pela primeira vez.
Saiba qual o melhor formato para o seu rosto
O modelo das sobrancelhas deve ser algo bem particular que leva em consideração o contorno do rosto de cada mulher. Para aquelas com o rosto quadrado a melhor sobrancelha é a reta com curva mais acentuada na ponta externa, alongando a face. Mulheres com o rosto oval são as que podem variar mais nos formatos. Porém, o tipo mais usado é aquele angulado, em que há contorno do côncavo.
“O alerta fica para os rostos redondos, nesse caso, jamais deixe a sobrancelha fina ou arredondada, pois ela aumenta a impressão circular da face”, explica Joyce. Sobrancelhas com ângulos e com a ponta curvada são as ideais para essas mulheres.
Quando o rosto tem o formato de coração, caracterizado pelo queixo afinado, a sobrancelha deve ser angulosa ou arredondada. “Uma dica para mulheres de olhos pequenos é manter a sobrancelha sempre limpa na parte de baixa para levantar o olhar”, diz a design.
Não basta tirar, tem que cortas os pelos
Os pelos muito compridos dão a impressão de que a sobrancelha está bagunçada, por isso sempre ao fazê-la dê uma aparada nos fios. “Para o corte primeiro penteia os pelos do canto interno do olho para cima e corte os fios mais longos. Depois escove o restante da sobrancelha para baixo cortando o que passar do desenho”, ensina a designer. Para pentear use sempre uma escova própria ou uma máscara de cílios sem uso.
Medir o tamanho da sobrancelha facilita o desenho
Saber onde deve começar e terminar os fios é o que diferencia uma sobrancelha bem tirada. Para não errar imagine três linhas no rosto – você pode usar um lápis para fazer a marcação.
Primeiro coloque o lápis reto perto do nariz. Na testa, ele marca o início da sobrancelha. Depois, posicione o lápis de forma vertical passando pela dobrinha do nariz, esse será o limite interno. Já o final da sobrancelha é encontrado com o lápis na diagonal, passando da aba do nariz ao canto externo do olho.
A importância de modelar as sobrancelhas
Fazer a sobrancelha da maneira correta vai deixar o rosto mais harmonioso e até rejuvenescer a face. “Sobrancelhas mal feitas dão a impressão de desleixo e um ar mais pesado, deixando o rosto assimétrico e até a pálpebra caída, além de alguns tipos de erros darem a impressão de que a pessoa tem um olho maior que o outro”, alerta Joyce.
Faça a sobrancelha regularmente
A frequência ideal para tirar a sobrancelha deve ser a cada 15 dias, podendo chegar ao máximo de 20 dias. Esse é o período para que o crescimento dos fios não fique exagerado. “Durante essa fase não remova nenhum pelo, para que todos cresçam juntos e não fiquem desiguais”, finaliza a designer.