PÁSCOA: VOCÊ SABIA QUE CHOCOLATE AMARGO TEM EFEITO ANTI-IDADE?

0
Foto: (ShutterStock.com)

O segredo está no Cacau, entenda!

Com a chegada da Páscoa se aproximando, todo mundo abusa um pouco dos deliciosos chocolates, no entanto, sempre dá aquele peso na consciência, afinal, com a grande quantidade e variedade, fica difícil resistir às tentações. Mas calma, saiba que você pode usufruir das saborosas barras e ovos de forma saudável.

Conforme explica a dermatologista, Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da American Academy of Dermatology, o segredo está no cacau, por isso, os chocolates amargos, que têm mais de 50% da fruta ou o “padrão ouro” (com mais de 70%) fornecem os benefícios antioxidantes dos flavonoides do cacau e podem ser ricos em vitamina C, vitamina E, cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio.

“De forma geral, o chocolate amargo tende a ser uma boa opção – com menos quantidade de carboidratos e açúcar, pois ele ajuda a combater doenças cardiovasculares, tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, as versões deste chocolate com oleaginosas trazem mais benefícios e nutrientes, principalmente para pacientes com pele seca”, diz. Entretanto, a doutora alerta que à dose a ser consumida é de no máximo 30g ao dia, é o recomendado, portanto, um ovo de chocolate pode ser consumido, em média, em uma semana.

A médica ainda conta que o cacau em si é um alimento extremamente benéfico. Além disso, ela também explica que o consumo do fruto não está relacionado ao surgimento de acne, mas sim, que o ingrediente é um aliado da saúde e da pele. “Ele é um poderoso antioxidante e ajuda a promover luminosidade e hidratação. O cacau contém flavonoides, que são fitonutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Eles [flavonoides] auxiliam na proteção aos danos dos raios UV, prevenindo as rugas e combatendo os radicais livres que ajudam a deixar a pele mais brilhante e saudável”, afirma a dermatologista.

Mas então, quais seriam os vilões no mundo dos deliciosos chocolates?

Sim, eles são deliciosos, porém, de acordo com a médica, as versões brancas e ao leite devem ser evitadas. Pois, estes sim, além de possuírem uma alta concentração de açucares e gorduras, podem favorecer inflamações na pele, como o surgimento de acne e envelhecimento, por exemplo.

“Eficaz contra o mau humor, além de trazer sensação de bem-estar, o chocolate deve ser consumido com parcimônia; as versões brancas e ao leite devem ser evitadas, por conta da quantidade de açúcar e gordura presente nesses produtos, que podem favorecer a inflamação e envelhecer a pele”,  finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here