Texto: Tatiana Rudigher
Foto: Divulgação

Toda mulher sofre ou irá sofrer com a menopausa. É inevitável! E quando a menopausa chega, alguns dos sintomas são ondas de calor, aumento de gordura na região da barriga, e mais alguns incômodos no mundo feminino. Mas sofrer com a menopausa não é obrigatório!

De acordo com especialistas, a menopausa é o nome dado à última menstruação, e após esse fato, o período que se segue chama-se climatério. Ocorre entre mulheres de 35 e 55 anos.

É justamente nessa fase que surgem diversos sintomas, os quais para algumas mulheres acabam interferindo bastante no dia a dia, como calores ou fogachos, distúrbios do sono, alterações de humor, memória fraca, dificuldade de concentração, queda de cabelo, entre outros.

Manutenção

Água. A desidratação pode afetar o sistema nervoso, o que provoca as ondas de calor. Por isso o organismo precisa de água para ajudar no seu processo de desintoxicação dos rins, fígados e sangue.

Cerca de 90% das mulheres ganham peso no climatério por causa das mudanças hormonais, ligadas ao aumento do cortisol e diminuição do estrógeno, progesterona e testosterona. Por isso, faça exames periódicos e mantenha o peso em uma faixa saudável. Outra dica é ter uma alimentação balanceada em carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. É crucial para uma boa saúde, e consequentemente, para o peso em dia também.

Um truque muito importante é a reposição hormonal. Os principais hormônios alterados após a menopausa (estrogênio, progesterona e testosterona) são importantes na proteção do cérebro, coração, ossos, bem como desejo sexual. Por isso, fazer a reposição é como renovar a vida, e se puder optar por produtos naturais, melhor ainda.

Praticar atividade física é bom para todas as idades; após a menopausa ajuda a manter o peso, além dos níveis de insulina e estrogênio. Fora que a endorfina produzida durante os exercícios ajuda no humor e sensação de bem estar. E claro, fuja do estresse! Tire um tempo para você sempre e aproveite todas as fases da sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here