Você já ouviu falar em “Core training”? Trata-se de uma série de exercícios focados nos 29 pares de músculos mais aparentes do corpo, nas regiões abdominal, pelve e lombar. Tais pontos formam o centro de gravidade do corpo. Fortalecer a região do core significa ter melhor forma, rendimento durante atividades físicas e evitar lesões e dores na coluna.

Ana Gil, fisioterapeuta e autora do livro “Core & Training: Pilates, Plataforma Vibratória e Treinamento Funcional”, incentiva o fortalecimento destes músculos: “O core training pode ser trabalhado com exercícios de Pilates e treinamento funcional, que tem como principal objetivo aumentar a flexibilidade, melhorar a postura e definir os tônus musculares. Além dos estímulos vibratórios da plataforma vibratória que provocam o aumento do metabolismo e ajudam a queimar gordura, enquanto estimulam a contração dos músculos do core”.

Veja quatro exercícios que você deve incluir na sua rotina para tonificar barriga, pélvis e lombar:

  1. Ponte sobre os ombros: o atleta deita de barriga para cima, com as duas solas dos pés e os dois braços apoiados no chão, e eleva a pélvis.
  2. Prancha frontal: mais conhecida entre os adeptos à musculação. O atleta fica de barriga para baixo e apoia-se em seus dois antebraços e pontas dos pés. O corpo precisa ficar reto.
  3. Abdominal da fitball: sessões de abdominais enquanto equilibra-se sobre a bola.
  4. Agachamento sobre superfícies instáveis.

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