APP CONTABILIZA O “MANTERRUPTING”

Aplicativo mostra quantas vezes uma mulher é interrompida por um homem – ação conhecida como “manterrupting”

Você já notou casos onde a mulher é impossibilitada de concluir sua fala e é interrompida por um homem? Provavelmente sim, afinal, um estudo realizado pela Universidade George Washington (EUA) no ano de 2014 aponta que mulheres sofrem significamente mais interrupções neste sentido. Este comportamento, apesar de nem sempre ser notado por quem o pratica, é considerado um traço machista.

Para ilustrar o problema, um caso notório aconteceu no período eleitoral nos EUA, quando o então candidato (eleito à presidência do país) Donald Trump interrompeu Hilary Clinton 51 vezes durante o primeiro debate entre os candidatos. E para visibilizar ainda mais o problema, a agência BETEC ão Paulo idealizou o aplicativo Woman Interrupted, uma plataforma que contabiliza quantas vezes um homem interrompe a fala feminina. Sem fins lucrativos, a novidade será lançada durante a semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

“À primeira vista, pode parecer um problema pequeno, mas que reflete questões mais profundas da desigualdade de gênero no trabalho e na sociedade. O aplicativo é uma forma de mostrarmos que, na verdade, a interrupção é real e alarmante”, comenta Gal Barradas, sócia-Fundadora e Co-CEO da BETC São Paulo. Para utilizá-lo, basta fazer o download gratuito nos sistemas Android e IOS e começar a usar em um dos quatro idiomas disponíveis – português, inglês, espanhol ou francês. Nenhuma conversa fica registrada no aplicativo, apenas o número de interrupções, duração e data.  “Queremos que os homens se perguntem: será que estou fazendo isso sem perceber? Afinal, do que adianta ter mais mulheres em uma sala de reunião se ninguém escuta o que elas têm a dizer?”, completa.

Gostou da ideia? Confira o vídeo sobre o app abaixo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *