Descubra de que forma esse tipo de “medicina integrativa” pode ajudar com diversos problemas de saúde.
Criada na China, há cerca de três mil anos, a acupuntura tem se tornado um método de “medicina integrativa”, ou seja, que complementa o uso de tratamentos convencionais, muito eficaz para diversos problemas de saúde. Pesquisas recentes apontam que, cada vez mais, pessoas estão fazendo uso da técnica, principalmente, para o alívio de dores.
“Podemos afirmar, baseados em recentes estudos científicos, que vem comprovando seus efeitos clínicos e desvendando seus mecanismos de ação, que a Acupuntura possui um amplo campo de emprego pela Medicina Integrativa, em especial nos casos que envolvem o tratamento da dor”, explica o Doutor Eduardo D’Alessandro é médico especialista em clínica geral e acupuntura, diretor e secretário no Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo (CMAeSP).
O médico ainda explica, como funciona a técnica. “A técnica funciona a partir da inserção da agulha que estimula terminações nervosas presentes na pele e nos tecidos subjacentes. Esses estímulos seguem pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro), liberando diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores que desencadeiam uma série de efeitos benéficos”, enfatiza.
Para finalizar, o especialista cita alguns dos principais benefícios da acupuntura para a saúde. “Entre os efeitos benéficos, estão: analgésico, antinflamatório e relaxante muscular, além de uma possível ação moduladora sobre as emoções, e os sistemas endócrino e imunológico”, conclui.