Ela veio das regiões frias do hemisfério norte para conquistar os corações dos brasileiros – literalmente, pois suas propriedades têm demonstrado inibir o LDL (colesterol ruim), contribuindo para uma defesa natural contra a arteriosclerose e doenças cardíacas. Estamos falando do cranberry – em nosso país, conhecido como “oxicoco” –, uma fruta que é fonte de polifenóis, fitoquímicos e antioxidantes e que também auxilia o sistema imunológico e pode até ajudar a prevenir o câncer.
Referente a este último tópico, estudos apontaram que os flavonoides encontrados no alimento (antocianidina, cianidina, peonidida e quercetina) promovem uma potente ação antioxidante contra a doença. E mais: o cranberry ainda tem um bom valor nutricional, apresentando quantidades significativas dos antioxidantes luteína e zeaxantina e níveis moderados de vitamina C, fibras e manganês. Outras de suas credenciais são: sua influência benéfica na saúde bucal e seu efeito saudável em casos de infecção do trato urinário.
Séculos atrás, os índios norte-americanos já faziam um tipo de uso medicinal “rudimentar” desta fruta. O cranberry, portanto, está há muito tempo na “mira” dos cientistas.
APLICAÇÕES
Segundo a nutricionista Daniela Cyrulin, a proantocianidina encontrada na cranberry é de 15 a 25 vezes mais potente que a vitamina E na inibição da aderência de bactérias do tipo ‘E.coli’ na mucosa da bexiga. “É um dos destaques da fruta, que também pode ser utilizada por pacientes com bexiga neurogênica, doenças do sistema nervoso ou que sofram de incontinência urinária, com o objetivo de desodorizar a urina”, explica a especialista. “Alguns ainda usam o cranberry para aumentar o fluxo da urina, matar germes, acelerar a cicatrização da pele e baixar a febre”.
Daniela também informa que a ingestão da fruta é comum entre portadores de diabetes tipo 2 e da Síndrome da Fadiga Crônica. “E estudos apontam que a presença de proantocianidinas é capaz de impedir a fixação da bactéria HelicobacterPylori na mucosa estomacal, ajudando a evitar gastrites e úlceras”, prossegue a especialista.
SAÚDE BUCAL
Um estudo veiculado pelo “Journalof American Dental Association” confirmou este último benefício da fruta. A placa dentária é uma das causas de doença periodontal, sendo composta, principalmente, por bactérias orais que aderem à gengiva e aos dentes. Um enxaguante bucal contendo cranberry reduziu as colônias dessas bactérias em relação ao grupo incluído no estudo que utilizou um placebo.
Pronta para incluir essa frutinha bonita e cheia de qualidades em seu cardápio?