Texto: Redação
Fotos: iStockphoto
Uma das delícias brasileiras que mais fazem sucesso é o açaí. Seja batida na tigela ou em suco, a fruta, originária da região norte do país, está se tornando cada vez mais popular entre os praticantes de exercícios físicos e aqueles que buscam uma alimentação saudável. Porém, há muitas contradições quanto a isso, já que o açaí tem um alto valor calórico (um problema quando se quer perder peso). Confira os prós e os contras do consumo da fruta:
Prós: o açaí é rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E e minerais (como ferro, fósforo, cálcio e potássio). Além disso, dispõe de um alto teor de antocianinas, que são os antioxidantes (que atuam na eliminação dos radicais livres, prevenindo doenças e garantindo melhor circulação sanguínea). Por fim, é um excelente repositor energético e contribui para o trânsito intestinal. Mas a versão mais popular disponível (o famoso “açaí na tigela”) possui alguns aditivos, o que diminui seus benefícios.
Contras: infelizmente, a informação de que o açaí é uma fruta altamente calórica procede. 60g da polpa possuem 60kcal, ou seja: o açaí na tigela tem, em média, de 300g a 500g – isso, sem contar as frutas adicionadas, a granola e o leite condensado. Portanto, o açaí, desta forma, como sobremesa ou como “lanchinho”, realmente deve ser evitado se a intenção for perder peso. Para as pessoas que não podem abusar das calorias, vale consumir essa iguaria (em quantidades moderadas) de forma “pura”.