#VEGANBOWLS: APRENDA RECEITINHAS DA MODA

Texto: Bruna Rojas              Imagens: Divulgação/Virta

A hashtag #VeganBowls, que caiu nas graças de influenciadoras de redes sociais como Instagram e Pinterest, significa “tigela vegana”. O sucesso é uma forma de incentivar as pessoas a pararem de consumir produtos de origem animal, como carnes, ovos, leite e mel. Mas a culinária tem se mostrado cada dia mais criativa e nutritiva. Confira abaixo alguns exemplos e delicie-se:

ALMOÇO: MOQUECA DE BANANA DA TERRA

  1. rec1Corte seis bananas no sentido do comprimento e depois em pedaços grandes. Ponha em uma tigela com o suco de um limão, um dente de alho, três pimentas dedo-de-moça picadas e sem semente, sal e a pimenta-do-reino a gosto. Deixe marinar por 1h30.
  2. Aqueça duas colheres de sopa de azeite em uma panela grande e refogue duas cebolas grandes e pimentões amarelo, verde e vermelho (sem sementes, picados em rodelas). Acrescente uma lata de tomate pelado, ligeiramente picado, com o conteúdo da lata. Cozinhe por 5 minutos.
  3. Por cima, arrume a banana com sua marinada. Cubra com uma xícara e um terço de leite de coco e polvilhe com cheiro-verde. Cozinhe, mexendo às vezes com cuidado, por mais 25 minutos ou até a banana ficar macia e o líquido se reduzir bem. Sirva em seguida, polvilhada com cheiro-verde.

Dica: Se você gosta da moqueca com mais caldo, não deixe o líquido se reduzir muito. Esta receita pode ser preparada com palmito no lugar da banana-da-terra.

 

 

SOBREMESA: SORVETE DE PAÇOCA COM AMENDOIM TORRADO

  1. rec2No liquidificador, bata meia xícara de açúcar demerara, dez paçoquinhas, duas xícaras de leite de coco e uma de leite de amendoim. Bata bem até ficar homogêneo. Transfira para um recipiente de inox com tampa e leve ao freezer por 4 horas.
  2. Passado esse tempo, bata novamente no liquidificador e leve ao freezer outra vez até firmar.
  3. Retire da geladeira 5 minutos antes de servir. Sirva em cumbucas, decorado com o amendoim.

 

 

JANTAR: SOPA DE FEIJÃO PRETO COM MOSTARDA

  1. rec3Deixe duas xícaras de feijão preto de molho por 12 horas em água suficiente para cobrir os grãos.
  2. No dia do preparo, escorra a água e transfira os grãos para a panela de pressão. Cubra com a água. Junte duas folhas de louro e tampe a panela. Cozinhe por 20 minutos, após a panela começar a chiar, ou até os grãos ficarem macios. Espere a pressão sair naturalmente, abra a panela, descarte o louro e bata o feijão no liquidificador com o caldo do cozimento. Reserve.

3. Lave bem um maço de mostarda. Deixe escorrer.

4. Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite e refogue dois dentes de alho com uma cebola roxa picada até dourarem bem. Tempere com o sal e a pimenta. Ponha a mostarda e cozinhe por 5 minutos ou até murchar.

5. Adicione o feijão batido, tempere com o louro em pó, mais sal (se necessário) e cominho em pó. Cozinhe por mais 5 minutos. Sirva em seguida, decorada com cebolinha picada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *