VASINHOS NO ROSTO: CAUSAS E TRATAMENTOS

A sensação de envelhecimento na pele tem solução

Por: Letícia Ferreira     Foto: Shutterstock.com

As telangiectasias, ou vasinhos no rosto, como são conhecidos, é um mecanismo de defesa do organismo gerado a partir da queimação excessiva na pele. Os fatores que podem estar ligados para causar os vasinhos, além da genética, são: envelhecimento, exposição ao sol, gravidez, uso de cremes à base de corticoide, além da rosácea e excesso de peelings químicos.

Os vasinhos são um processo de cicatrização natural do corpo para processos inflamatórios. “Como ele faz isso? Fazendo uma vasodilatação, abrindo a circulação do local, para poder levar o que é necessário para cicatrizar”, conta a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, médica membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Para tratamento, o uso de lasers é a solução. “A luz pulsada é capaz de tratar a grande maioria dos vasinhos de face. Mas o Laser Nd Yag 1064 é o que existe de mais específico para tratamento de lesões vasculares apresentando maior efetividade no tratamento”, explica. Os resultados são bons, dependendo do tipo de lesão é feito em média em uma a cinco sessões e tem grande nível de segurança, já que a dor é amenizada com uso de aparelhos resfriadores de pele.

Nos dias das sessões é necessário evitar passar maquiagem, cremes na pele, e exposição ao sol durante cerca de uma semana. Usar protetor solar com fator 50 ou 60 e, em casos raros, especialmente para peles mais sensíveis, pomadas à base de corticoide são essenciais. “É natural que, depois de algum tempo, os vasinhos voltem a aparecer, pois sua origem básica envolve fatores genéticos e hormonais, que não são modificados com o tratamento. O procedimento pode ser repetido, sem limite”, finaliza Aline.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *